Iniciativa visa ampliar e fortalecer a cadeia de reciclagem de polipropileno no Brasil, além de garantir condições de trabalho e renda mais justas para profissionais do setor
Qualy, marca líder em sua categoria no Brasil, colaborou com a reciclagem de 27.395 toneladas de plástico do tipo polipropileno – o equivalente a 1,37 bilhão de potes de margarina da marca. O resultado, que contribuiu para evitar a emissão de 48.653,52 toneladas de gases de efeito estufa, é fruto de uma parceria da Qualy com a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que atua como elo entre empresas e a cadeia de reciclagem, iniciada em 2021 com o objetivo de promover a circularidade de embalagens.
Aline Alexandrino, gerente executiva de marketing da categoria de Spreads da BRF, destaca que Qualy é a primeira marca de margarinas a reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens vendidas. “Queremos continuar a expandir a cadeia de reciclagem de polipropileno, matéria-prima utilizada na produção de nossos potes de margarina, que ainda é muito incipiente no Brasil. Com o auxílio da eureciclo, estamos aumentando o alcance e a eficiência do processo de logística reversa desse tipo de plástico, investindo em infraestrutura e capacitação de profissionais do setor”, explica.
No Brasil, o setor de reciclagem é formado, majoritariamente, por empresas de pequeno a médio porte. Isso dificulta a reciclagem de polipropileno em grandes quantidades, pois esse material exige processos de limpeza e separação mais complexos e onerosos devido à alta taxa de impurezas decorrentes de resíduos de alimentos, rótulos e adesivos frequentemente presentes nesse tipo de plástico – muito utilizado na fabricação de embalagens no país. Consequentemente, o reaproveitamento dessa matéria-prima se torna inferior à sua produção, o que resulta em mais resíduos descartados de maneira incorreta na natureza.
Ao todo, já foram investidos mais de R$ 4,2 milhões nesse projeto, destinados para a melhoria da capacidade operacional de cooperativas e operadores de reciclagem. Além disso, todos os parceiros integrantes da cadeia de reciclagem devem participar de um programa de desenvolvimento, que inclui a formação em estruturação básica, evolução estratégica de negócio e desenvolvimento de massa e novos mercados. Desde o início da parceria, houve um aumento médio de 62% da capacidade operacional das centrais parceiras da iniciativa.
A iniciativa também conta com Certificados de Reciclagem (CRE), responsáveis por assegurar a transparência do rastreamento do processo de logística reversa, garantindo a formalização e condições de trabalho mais justas e seguras para todos os envolvidos. Cerca de 124 cooperativas e operadores de reciclagem e 3.690 famílias de 21 estados brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa. São mais de 11 mil pessoas impactadas positivamente com geração de renda e emprego.
“O cuidado com o meio ambiente é um aspecto muito importante do nosso propósito como marca e reconhecemos a importância de unir esforços para ampliar o alcance e o impacto positivo de nossas iniciativas. É por isso que inserimos essa visão em nossas campanhas de comunicação, sempre incentivando nossos consumidores a aderirem hábitos mais sustentáveis e, também, traduzimos esse posicionamento em ações práticas, como é o caso da parceria com a eureciclo”, conclui Aline.
Histórico sustentável
Desde 2020, Qualy vem apostando em ações de comunicação que estimulam seus consumidores a adotarem costumes e práticas que envolvem o cuidado com o meio ambiente. Um exemplo é a sua Campanha dos 4 R’s de Qualy – Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas –, realizada em 2024 e protagonizada pela embaixadora de sustentabilidade da marca, a atleta olímpica Rebeca Andrade. A ação reúne uma série de conteúdos para redes sociais, como Instagram e Tik Tok, em que a ginastica demonstra formas criativas e inovadoras de reutilizar potes de margarina da marca no dia a dia – como organizar objetos pessoais, armazenar refeições ou de forma decorativa – e reaproveitar sobras de alimentos em receitas, evitando o desperdício.
A marca também lançou, recentemente, um projeto de compensação de carbono em campanhas digitais. Em parceria com a GDB, adtech global de soluções para mídias digitais, a marca conseguiu compensar 89 toneladas de gases de efeito estufa emitidos durante o processo de criação das peças veiculadas digitalmente de “Tudo de Qualy Pra Você”, campanha estrelada pela Eliana, em 2024, para reforçar a qualidade e versatilidade do portfólio da marca.
SOBRE QUALY
Qualy é a margarina preferida dos brasileiros, líder de mercado, TOP OF MIND pelo 18º ano consecutivo, marca icônica e está presente em 7 de cada 10 lares brasileiros, em momentos como o café da manhã, lanche da tarde e em diversas receitas culinárias. A marca, que leva constantemente inovação para a categoria, tem o portfólio mais completo de margarinas, com as versões: Cremosa, Vita (fonte de Ômega 6), Light 0% Lactose (55% menos calorias), Aéra (de textura aerada) e Vegê (100% vegetal e ingredientes naturais). Além de estar presente também nas categorias Requeijão e Pão de Queijo. Para Qualy, sustentabilidade não é só reciclar, é também reutilizar. Qualy incentiva a reutilização de cada pote, através do movimento #ReuseQualy, promovido em seus canais digitais. Além disso, em parceria com a eureciclo, a cada pote vendido, outro é reciclado.
Compartilhe: