Projeto “Cuidando de Mim e do Outro” leva ações de proteção contra violências na infância a estudantes da Educação Especial em Cáceres

Projeto “Cuidando de Mim e do Outro” leva ações de proteção contra violências na infância a estudantes da Educação Especial em Cáceres

A Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, por meio da Coordenadoria Pedagógica e da equipe de Educação Especial e Inclusiva, realiza neste mês de maio o projeto “Cuidando de Mim e do Outro: Educando para Proteção das Violências na Infância”, com foco nos alunos da Educação Especial da rede municipal de ensino.

O projeto foi idealizado com o objetivo de orientar e proteger crianças com deficiência contra diversos tipos de violência, em especial o abuso e a exploração sexual. A iniciativa é direcionada aos estudantes atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) e Ensino de Libras, por meio de ações pedagógicas acessíveis, sensíveis e inclusivas.

A psicóloga doutora Aline Rejane Caxito Braga, da equipe de Educação Especial da SME, destaca a importância da ação no contexto das vulnerabilidades enfrentadas por esse público.

“Crianças com deficiência muitas vezes têm maior dependência de adultos, dificuldades de comunicação e compreensão, o que aumenta os riscos de violência. Esse projeto é uma forma de promover o direito à proteção por meio da educação e da conscientização. Trabalhar o corpo, os sentimentos e os limites de forma lúdica e acessível é essencial para garantir a segurança desses alunos”, explica.

Entre as metodologias adotadas, estão oficinas sensoriais, atividades lúdicas e materiais adaptados. As ações são baseadas em projetos como o “Eu Me Protejo” e o “Crianças, Atenção ao Sinal”, este último desenvolvido pela SME em parceria com a 3ª Promotoria de Justiça Cível de Cáceres. Uma das atividades mais relevantes é o Semáforo do Toque, no qual os alunos, com auxílio dos professores, aprendem a identificar partes do corpo e compreender os tipos de toque, distinguindo o que é seguro do que não é.

A coordenadora pedagógica Luciana Gattass Crepaldi ressalta o compromisso da rede municipal com uma educação inclusiva e protetiva:

“Estamos preparando os profissionais com materiais e estratégias específicas para lidar com esse tema delicado de forma respeitosa. Queremos garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, tenham acesso à informação, saibam reconhecer situações de risco e sintam-se empoderados para se proteger.”

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, reforça que o projeto se alinha com a política pública de cuidado integral à infância.

“Esse é um trabalho que vai além da sala de aula. Estamos formando cidadãos mais conscientes e garantindo que nossas crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, sejam protegidos. É dever do poder público agir preventivamente, e a escola é um espaço estratégico para isso.”

O projeto teve início com uma reunião de formação com os professores das Salas de Recursos,  nos dias 13 e 16 de maio. As atividades com os alunos serão desenvolvidas entre os dias 19 e 23 de maio, e a entrega das evidências (fotos, vídeos e registros) deverá ocorrer no dia 27 de maio.

Via | Assessoria

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