Evento reunirá técnicos, produtores e pesquisadores com apresentações de resultados de pesquisa e dados recentes de safra
O crescimento expressivo da cultura da soja tem forte ligação com os avanços da pesquisa científica, que elevaram os padrões de produtividade nas lavouras. Com o tema “A soja em constante evolução”, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), referência em geração de conhecimento para o setor, realiza a 25ª edição do Encontro Técnico de Soja.
O evento, que será em Cuiabá, entre os dias 13 e 15 de maio, celebra duas décadas e meia de contribuições da pesquisa para a agricultura brasileira, especialmente desenvolvida pela Fundação MT em áreas de Cerrado. Em 25 safras, de acordo com dados da Conab, Mato Grosso expandiu sua área plantada de soja de 3,2 milhões para mais de 12,7 milhões de hectares, enquanto a produtividade média das lavouras saltou de 51 para 65 sacas por hectare.
“Para atingir esses patamares, a informação técnica, imparcial e confiável da Fundação MT, por meio da realização dos Encontros Técnicos de Soja, contribuiu de forma significativa”, destaca Luis Carlos de Oliveira, gestor comercial e de marketing da Fundação MT. “Tivemos vários desafios nesse período, como: surgimento da ferrugem da soja, a evolução da mancha-alvo, expansão da problemática dos nematoides. Os resultados de pesquisa gerados pela Fundação MT ajudaram os produtores nas melhores tomadas de decisão e no enfrentamento de doenças e pragas no campo”, analisa.
O XXV Encontro Técnico da Soja será realizado na sede da FATEC/SENAI, em Cuiabá, com programação voltada a produtores rurais, técnicos, agrônomos, pesquisadores e representantes da agroindústria. As inscrições estão abertas para participação presencial ou virtual, no site: www.fundacaomt.com.br.
Destaques da programação
Entre os temas mais aguardados desta edição está a análise dos impactos geopolíticos sobre o setor agropecuário. O painel de abertura trará o tema “O cenário atual e tendências globais para o agro”, com a presença do sócio-diretor da Agroconsult, André Debastiani, e dos produtores rurais Odílio Balbinotti Filho e Marcelo Vendrame — este último, presidente do conselho curador da Fundação MT.
O encerramento também terá enfoque global com o painel “Geopolítica no Agro – riscos e oportunidades”, conduzido pelo professor da Escola de Negócios da Universidade de São Paulo (FEARP/USP), PhD. Marcos Fava Neves.
Pesquisadores da Fundação MT e especialistas convidados vão apresentar resultados de estudos recentes, abordando temas como o manejo de plantas daninhas de difícil controle, como caruru e pé-de-galinha, uso de nitrogênio nos sistemas produtivos do cerrado, alternativas para conviver com os fitonematoides e as principais tendências no manejo de pragas e doenças na soja.
Um momento importante e tradicional na programação dos Encontros Técnicos de Soja é o painel “Retrospectiva da Safra 2024/25”, com relatos de produtores de diversas regiões de Mato Grosso. “O painel com a presença de agricultores reforça a importância da participação dos produtores rurais em um grande evento como esse: são produtores falando de suas vivências para outros produtores. Assim, a Fundação Mato Grosso traz, mais uma vez, uma programação robusta e muito focada nos principais desafios encontrados na última safra e ainda, com as perspectivas que merecem atenção para a próxima temporada”, acrescenta Luis Carlos de Oliveira.
A programação completa do XXV Encontro Técnico de Soja pode ser acessada no site: https://www.fundacaomt.com.br/eventos/25o-encontro-tecnico-de-soja-5a6b
Via | Assessoria
Compartilhe: