Para psicóloga Linda Bottega Vendrusculo, adolescência é momento de luto pela perda da referência infantil e jovens precisam de atenção dos responsáveis
Registros de transtornos de ansiedade entre crianças e jovens ultrapassaram os de adultos pela primeira vez na história. Os dados são de um levantamento com base em indicadores de 2013 a 2023 da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Sistema Único de Saúde (SUS).
A taxa de pacientes de dez a 14 anos atendidos com sintomas de ansiedade é de 125,8 a cada 100 mil, e a de adolescentes, de 157 a cada 100 mil. Já entre pessoas com mais de 20 anos, a taxa é de 112,5 a cada 100 mil, considerando dados de 2023.
Além da ansiedade, jovens brasileiros também estão mais depressivos. Números da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, mostram que a taxa de depressão entre pessoas de 18 a 21 anos passou de 2,47% para 6,23%, aumento de 152,5% na comparação entre 2013 e 2019.
Estresse, bullying, sensação de solidão, uso excessivo das redes sociais, além de questões familiares como superproteção explicam parcialmente esse quadro de saúde mental.
“É importante compreender que o adolescente está vivendo um lento processo de luto e renascimento. É o sofrimento pela perda do corpo infantil e pelo mundo do faz de conta”, defende a psicóloga e psicanalista Linda Bottega Vendrusculo.
Para a especialista, muitas vezes, o adolescente se sente pressionado e solitário. “É importante que os adultos transmitam confiança neste jovem, que apontem soluções para seus problemas e demonstrem acreditar na capacidade de superação de suas questões”, diz.
Ainda segundo Linda, os pais ou responsáveis devem assumir o papel de adultos capazes e não competir com seus filhos. Além disso, é preciso permitir que o adolescente corra riscos, orientando-os para que se tornem mais capazes de lidar com a vida. “Sugiro que os pais olhem para sua própria adolescência para entenderem melhor essa fase”, aponta.
O sofrimento na adolescência é um dos temas do curso online Reinventando a Vida, ministrado pela psicóloga e psicanalista Linda Bottega Vendrusculo.
São 30 aulas divididas em três módulos com perguntas e respostas, indicação de material para leitura e conexão com outros participantes e experiências.
Destinado a quem quer ressignificar experiências para uma vida mais leve, também são abordados temas como: a busca do reconhecimento na vida profissional; amor, ciúmes e solidão; autoestima; narcisismo; e incompletude e pulsões. A inscrição é pelo site Reinventando a Vida.
Sobre Linda Bottega Vendruscolo:
Psicóloga e psicanalista, autora do livro “A Dor o Vento Soprou” e co-autora do livro “Início da Vida”, com o médico Carlos Eduardo Gubert. Coordenou na Biblioteca Freudiana, о espaço “Psicanálise de Crianças e Adolescentes” e “Diálogo: Psicanálise e Medicina”.
Prestou consultoria para o Projeto Unilever do Instituto Compartilhar Bernardinho (Vôlei) tratando da relação professor/aluno e pais.
Também foi professora na Graduação de Psicologia pela Universidade do Contestado/Campus Caçador-SC. Atuou com clínica e nas relações humanas na área corporativa.
Compartilhe: