Operação cumpre 14 ordens judiciais contra grupo suspeito de fraude na revenda de pneus

Operação cumpre 14 ordens judiciais contra grupo suspeito de fraude na revenda de pneus

Os investigados compravam os produtos em outros estados e comercializavam em Mato Grosso se passando por revendedoras, sem emissão de nota fiscal.

Uma operação que combate fraudes na revenda de pneus foi deflagrada nesta quinta-feira (6) pela Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso em Jaciara.

Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra pessoas físicas e empresas investigadas na Operação Non Vendito.

Segundo a Polícia Civil, empresas de transporte e combustíveis compravam pneus novos em outros estados com finalidade de uso e consumo, mas passavam a comercializar os produtos em Mato Grosso, se passando por revendedoras, sem emissão de nota fiscal.

A ação configura fraude ao fisco, além de concorrência desleal, já que os pneus eram oferecidos a preços abaixo da média do mercado convencional. De acordo com a polícia, isso ocorre porque o cálculo é computado com a margem de lucro, com a incidência do imposto devido, o que leva a desvantagem competitiva.

A ação configura fraude ao fisco, além de concorrência desleal — Foto: Polícia Civil de Mato Grosso

As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz João Bosco Soares da Silva, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) e baseadas em investigações da Delegacia Fazendária e Secretaria de Estado de Fazenda e alinhada ao planejamento estratégico do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Via | G1 Fotos | PJCMT

Compartilhe:

Ver mais: