Pesquisa indica que 95% das empresas brasileiras priorizam ações sustentáveis, assim como o desenvolvimento financeiro e social, e redes oferecem alternativas para incentivar franqueados nesse processo

As práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes na rotina das empresas que buscam tornar a relação entre o avanço social e econômico mais saudável. Essa integração não apenas atende às demandas dos consumidores, mas também é uma ação necessária na conscientização da importância da preservação do planeta para as gerações futuras.

Até mesmo pequenas ações sustentáveis realizadas em um escritório podem contribuir significativamente para esse processo. No entanto, quando redes de franquias abraçam e promovem essas práticas, não estão apenas beneficiando o meio ambiente em uma escala mais ampla, devido ao alcance de suas múltiplas unidades, mas também estão agregando valor às suas operações comerciais. Uma das abordagens mais eficazes para contribuir nesse sentido é por meio da implementação de programas de reciclagem e outras iniciativas responsáveis.

Essas práticas, seja em pequena ou grande escala, traduzem e dão significado ao termo ESG, que em inglês representa “Environmental, Social, and Governance” (Ambiental, Social e Governança). A sigla refere-se a um conjunto de objetivos que orientam as atividades empresariais, abrangendo questões cruciais relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.

De acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, 95% das empresas brasileiras já colocam o ESG como prioridade, destacando a importância de trazer essa prática para o dia a dia dentro dos ambientes profissionais.

My Place Office por exemplo, é uma rede de franquia de espaços de trabalho compartilhados presente em vários estados do país, que desenvolve ações nesse contexto que vão além da reciclagem. O “Plano Virtual” é um serviço que fornece aos clientes a opção de endereço comercial estratégico para executar as tarefas sem sair de casa, contribuindo para a redução do uso de transporte poluente e emissão de CO2.

Essa alternativa foi pensada para tornar as atividades empreendedoras mais dinâmicas, econômicas e confortáveis aos clientes à medida que são interessantes como prática sustentável também. Com o Plano Virtual, os profissionais que trabalham em casa (home office) evitam o deslocamento diário, reduzindo o uso de meios de transporte poluentes e diminuindo o trânsito das cidades, ” comenta Viviani Cabral, sócia fundadora da My Place Office.

Além disso, a rede criou o projeto “Cata Pilhas”, orientando as pessoas a descartar corretamente pilhas usadas, muitas vezes destinadas ao meio ambiente. A empresa disponibiliza em todas as unidades da rede, um local específico para o descarte desses itens. Após o recolhimento, são enviados a uma instituição especializada em reciclagem de produtos tóxicos.

Há ainda, a ação “Adote uma caneca”, que incentiva os clientes e colaboradores a substituírem copos plásticos por canecas reutilizáveis, desempenhando um papel essencial na preservação. A atividade é feita em todos os espaços de escritório compartilhados.

A sustentabilidade é essencial para o sucesso de um negócio hoje em dia. Sempre teve importância para o meio ambiente, mas agora também tem se mostrado um diferencial para atrair clientes e colaboradores que se identificam com esses valores. É um posicionamento que além de ecológico, mobiliza cada vez mais pessoas para participar desse movimento”, explica Viviani.

Além de colocar medidas mais ecológicas nas obrigações da empresa, a especialista recomenda engajar tanto os colaboradores como os clientes para alcançar um bom resultado prático. “A rede pode oferecer treinamento sobre práticas sustentáveis à equipe, criar projetos interativos ou palestras incentivando a todos a adotar ações mais responsáveis no trabalho e em suas vidas pessoais”.

Os escritórios da rede My Place Office utilizam apenas papéis de reflorestamento ou recicláveis. Logo que o cliente entra em contato com o agente comercial, recebe as propostas de vendas, fichas cadastrais e até contratos 100% digitais, minimizando o uso de materiais impressos. Alguns dos projetos sociais que a empresa desenvolve também se relacionam a sustentabilidade, como a campanha “adote um copo” que destina o valor arrecadado para projetos sociais. Lacres de latas de alumínio também são coletados pelo grupo, a fim de serem convertidos em cadeiras de rodas.

As ações sociais estão alinhadas aos cuidados com o meio ambiente e saúde de todos na empresa. Todas as unidades contribuem nessa prática e recebem certificados que registram o comprometimento da equipe. A rede também apoia a ONG “Adote um cidadão”, cujo o objetivo é qualificar e promover experiências para cidadãos com vários tipos de deficiências. 

Por meio de programas de reciclagem, uso de embalagens com redução de plástico, economia circular, e principalmente o envolvimento dos colaboradores e clientes, as redes de franquias podem não apenas reduzir seu impacto ambiental, mas também fortalecer suas marcas no mercado. Ao adotar um compromisso com a sustentabilidade, as redes contribuem para um futuro mais verde e saudável para todos.

Sobre a My Place Office

A My Place Office é uma rede de franquia de espaços de trabalho compartilhados 100% brasileira, comprometida em fornecer soluções flexíveis e inspiradoras para profissionais e empresas e possui ambientes funcionais, serviços de alta qualidade e uma comunidade de profissionais engajados, o que justifica ser a única do ramo com o selo de excelência em franchising chancelado pela ABF e selo 5 estrelas da Revista PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios). Para mais informações, visite o site  www.myplaceoffice.com.br.

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)