Compartilhe:
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Foco da iniciativa será em atividades práticas. Meta é atingir mais de 590 mil professores de escolas públicas e privadas.
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta terça-feira (19), uma formação específica para professores de creches e pré-escolas de todo o país: o Aperfeiçoamento em Educação Infantil. Totalmente gratuita e autoinstrucional, a iniciativa estará disponível no Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/) e deverá atingir 593 mil docentes de escolas públicas e privadas.
O objetivo é fazer com que os profissionais se atualizem e reformulem as práticas pedagógicas com base nos objetivos de aprendizagem e nos campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para isso, os docentes terão acesso a vários conteúdos com sugestões práticas de atividades.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforçou a importância, a longo prazo, da iniciativa. “Todo país que deseja o desenvolvimento social precisa investir na primeira infância de suas crianças. Queremos fornecer ferramentas para apoiar professores de creches e pré-escolas no seu papel da construção do cidadão”.
A formação totaliza 200 horas, divididas em seis módulos, com os seguintes temas: Conhecer-se e Expressar; Conviver; Participar e Explorar; Brincar; Comunidade Escolar; e Famílias: mãos entrelaçadas. Haverá ainda um módulo extra que oferece subsídios aos professores para auxiliarem os estudantes numa transição de sucesso da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.
O Aperfeiçoamento em Educação Infantil levará os docentes a desenvolverem um pensamento cada vez mais crítico e criativo, no sentido de construir com as suas estudantes competências socioemocionais e habilidades de relacionamento e comunicação, responsabilidade na tomada de decisão, autocontrole, além de ressaltar a importância dos vínculos e do afeto no processo de ensino e aprendizagem.
“O aprendizado na primeira infância tem o potencial de definir o futuro do indivíduo. Por isso, é tão necessário focar na formação continuada dos professores de creches e pré-escolas, no sentido de ajudá-los a agirem com segurança, seguindo as práticas mais atualizadas e com evidências científicas. ”, concluiu o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB).
Via | Assessoria de Comunicação Social do MEC
Ver mais:
-
Dr. José Felipe destaca importância do Conselho Municipal do Esporte e Lazer
O vereador José Felipe Horta, o Dr. José Felipe (PL), participou da primeira reunião do…
-
Sesc Porto promove competição de Triathlon Indoor misto
Inscrições podem ser feitas diretamente na unidade, mediante a entrega de 2kg de alimentos Estão…
-
Doenças respiratórias segue como desafio crescente para a saúde pública
No próximo dia 25, é o Dia Mundial do Pulmão, e há um dado alarmante:…
-
AgSUS abre 179 vagas para atuação em Escritórios Regionais e Distritais
Inscrições estarão abertas de 22 a 30 de setembro. Vagas destinam-se a 34 municípios de…