No Rio Grande do Sul, o município de Sagrada Família terá R$ 72,7 mil para recuperar o telhado de uma escola, que foi danificado por um vendaval.
Já a cidade de Paulo Lopes, em Santa Catarina, vai contar com R$ 20 mil para a construção do telhado de um ginásio danificado por chuvas intensas.
Como solicitar recursos federais
Para solicitar recursos federais para ações de defesa civil, os estados e municípios afetados por desastres naturais devem ter decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública. Em seguida, o reconhecimento federal deve ser solicitado ao MDR, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). O pedido deve atender aos critérios da Instrução Normativa n. 36/2020.
Após a publicação do reconhecimento federal por meio de portaria no DOU, o estado ou município pode solicitar repasses para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do S2iD, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
Via | Assessoria MDR
Compartilhe: