Estudantes têm agora até 30 de junho para fazer a renovação neste primeiro semestre de 2021.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo para que estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), firmados até dezembro de 2017, façam o aditamento de seus financiamentos no primeiro semestre de 2021. Os alunos têm agora até 30 de junho para efetivar a renovação.
O período foi estendido para garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia do coronavírus. O prazo anterior terminaria na próxima sexta-feira, 30 de abril.
A
portaria que estabeleceu a nova data foi publicada na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU). O mesmo prazo vale para realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.
Renovação – Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pela Comissão Permanente de Supervisão e Atendimento (CPSA) da instituição de ensino superior e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas no Sistema Informatizado do Fies (
SisFies).
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Os contratos do Novo Fies, concedidos a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa Econômica Federal.
Via | Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE