Rondonópolis deve receber novos ônibus do transporte coletivo em março

Rondonópolis deve receber novos ônibus do transporte coletivo em março

Um pregão eletrônico realizado pelo município em novembro do ano passado possibilitou a aquisição de 22 veículos novos, modelo “ônibus circular”, e que vão atender às necessidades do projeto de municipalização do transporte coletivo na cidade, os quais estão previsto para chegar a cidade no início do mês de março. A empresa vencedora da licitação foi a empresa Enzo Caminhões Ltda que apresentou o menor preço unitário por veículo. ECONOMIA

Todavia, é preciso destacar ainda, que a realização desse pregão eletrônico permitiu que o município otimizasse os recursos públicos e obtivesse uma substancial economia na compra dos produtos. Inicialmente o valor total previsto para a aquisição desses veículos era de R$ 27,9 milhões e com o término da licitação via pregão, foi possível reduzir o valor para R$ 22,6 milhões. Na verdade, a cidade de Rondonópolis vem há mais de cinco anos, enfrentando sérios problemas quanto a insatisfação popular referente a qualidade do atendimento do serviço de transporte coletivo. Mas não foi por falta de interesse do Poder Público em resolver a situação. Cerca cinco licitações foram realizadas nas duas últimas gestões e todas ficaram “desertas” (nenhuma empresa interessada). Em razão disso, e procurando resolver de vez o problema, a atual administração resolveu municipalizar o serviço, criando uma autarquia para gerir e administrar os serviços, pessoal e a frota de veículos. O objetivo, é oferecer um serviço público diferenciado de qualidade, confiável, seguro, e mais eficiente. ESTUDOS TÉCNICOS

Para isso, estudos técnicos prévios sobre a necessidade, quantidade de veículos, viabilidade e, legalidade, bem como custos financeiros para a implantação da Autarquia Municipal do Transporte Coletivo que fará a gestão do serviço, estão sendo realizados por técnicos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), coordenados pelo Professor Dr. Heitor Lopes Ferreira, Coordenador de Planejamento e Convênios da universidade, e responsável pelo Projeto/estudo. Conforme o Professor Dr., os estudos compreendem três vertentes que se complementam: o financeiro, o de logística e operacionalidade e o jurídico. Segundo ele, estes levantamentos são necessários para se estruturar o caminho a ser seguido, ou o modelo diferenciado de gestão do transporte público que se pretende implantar na cidade, onde seja possível através de uma maior otimização dos recursos e patrimônio, conseguir uma maior eficiência possível, respaldada em uma logística estruturada e uma operacionalidade adequada e eficiente. Conforme o coordenador, o estudo em si, não pretende impor decisões, mas sobretudo, apresentar sugestões e pareceres técnicos que poderão nortear e subsidiar as tomadas de decisões por parte do Poder Público, no que se refere a um melhor modelo de gestão da autarquia, que por sua vez, deverá oferecer um serviço diferenciado, confiável e seguro, e com um menor custo e maior eficiência possível. Ainda conforme o professor Heitor, os trabalhos/estudos estão bem adiantados e segundo repassou os mesmos já estariam com mais de 50% concluídos, com a finalização prevista para o final de fevereiro. Portanto, foi em razão dos primeiros estudos, que se chegou ao número de 50 veículos que a cidade de Rondonópolis necessitaria para atender a demanda local. Então, o pregão eletrônico inicial realizado em novembro de 2020, possibilitou a aquisição desses primeiros 22 veículos. Todavia, para que fosse possível completar a frota estimada, o município se organizou e conseguiu parecer favorável do Poder Legislativo para obter o crédito necessário, e já estaria inclusive, providenciando um financiamento junto ao Banco do Brasil para a compra dos demais 28 veículos necessários, apontados pelo estudo de viabilidade técnica. Depois de concluído e implantado, o serviço público municipal de transporte coletivo de Rondonópolis deverá ofertar um serviço de melhor qualidade aos cidadãos, em razão de disponibilizar uma frota de veículos novos, e com ar-condicionado operacionalizados por uma logística moderna e mais eficiente. Por esta razão, a administração municipal vem envidando estudos técnicos, no sentido de estruturar o funcionamento da autarquia, bem como a gestão de pessoal e da frota, e vai procurar otimizar e ordenar o serviço com pontualidade e presteza no atendimento. Vale dizer que depois de criada, a autarquia ficará à disposição da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) para atender a demanda do transporte coletivo da cidade.

Via | Assessoria

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