Ulysses Moraes quer saber se governo de MT está fazendo adaptações para aulas remotas das crianças com necessidades especiais

Ulysses Moraes quer saber se governo de MT está fazendo adaptações para aulas remotas das crianças com necessidades especiais

Além disso, o parlamentar questiona se existem políticas públicas inclusivas, em andamento, durante este período de ensino remoto emergencial

O deputado Ulysses Moraes solicitou de informações do governo do Estado de Mato Grosso sobre as condições de acessibilidade às crianças que possuam alguma necessidade especial durante o período de ensino remoto emergencial. O parlamentar quer saber quais são essas medidas e como elas estão funcionando.

“Infelizmente, o ensino a distância não é para todos. Existe uma falta de acessibilidade nas aulas remotas. E esse problema se torna maior quando pensamos nas crianças com necessidades especiais. Precisamos saber como estão sendo realizadas as aulas para elas e se existe algum tipo de adaptação”, disse Moraes.

O requerimento ainda questiona o governo do Estado de Mato Grosso sobre o que está sendo realizado para que as crianças especiais tenham o mesmo nível educacional em relação às outras.  E, além disso, se existem políticas públicas inclusivas, em andamento, durante este período de ensino remoto emergencial.

“Recebemos diversos relatos e queixas de pais falando sobre a falta de adaptação das atividades a distância para a criança com deficiência. A verdade é que as escolas tiveram de se adaptar, às pressas, para oferecer ensino remoto por causa da pandemia do coronavírus. Mas a inclusão da criança com deficiência, que já não ocorria como deveria, parece ter sido esquecida. Precisamos de mais políticas de inclusão principalmente neste momento”, enfatizou o parlamentar.

Vale destacar que a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgou durante a pandemia uma lista de recomendações às escolas para o ensino a distância, prevendo a inclusão de pessoas com deficiência. Entre os recursos estão plataformas acessíveis, leitores de tela, aulas em libras para alunos surdos e materiais adaptados.

“Precisamos fiscalizar e saber quais estão sendo as alternativas buscadas pelo Governo de Mato Grosso para o atendimento adequado das crianças que possuam alguma deficiência que as dificultam nas aulas administradas online durante esta pandemia”, finalizou o deputado.

Fonte | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: