UFMT abre editais com 450 vagas para especialização EAD

UFMT abre editais com 450 vagas para especialização EAD
Professores da educação básica têm prioridade de formação

Por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) e unidades acadêmicas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre editais para cursos de especialização, na modalidade de Educação a Distância (EAD). São 450 vagas distribuídas em três cursos, sendo 150 vagas para cada em seus diferentes polos.

As inscrições com isenção do pagamento de taxa, para a demanda comunidade de baixa renda, vão até o dia 21 de agosto. Já as inscrições com taxa e o pagamento de boleto vão até o dia 31 de agosto.  Devem ser feitas através do endereço eletronico.

Os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Mas o público em geral também é atendido.

O Curso de Mídias Digitais para a Educação será oferecido na modalidade de educação à distância, nos polos de Canarana, Cuiabá, Diamantino, Sapezal e Vila Rica. Tem duração de 18 meses e carga horária de 400 horas que incluem cumprimento de créditos e elaboração de Trabalho Individual de Conclusão de Curso (TICC). Visa a formação dos professores da Educação Básica para atuarem direta ou indiretamente com o cenário midiático e digital que se apresenta dentro das salas de aula no Sistema Público de Educação.

A Pós-Graduação em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais será oferecida na forma semipresencial, nos polos de apoio Canarana, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde e Porto Esperidião. Tem duração de 18 meses e carga horária de 480 horas que incluem cumprimento de créditos e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A iniciativa contribui para a promoção da inclusão de deficientes visuais e auditivos na comunidade escolar e extraescolar, por meio de discussões e reflexões sobre a educação científica tendo como base a educação e a diversidade.

Já o Curso de Especialização em Informática na Educação será oferecido na forma semipresencial, nos polos de apoio Aripuanã, Comodoro, Cuiabá, Lucas do Rio Verde e São Félix do Araguaia. Com duração de 18 meses e carga horária de 360 horas que incluem cumprimento de créditos e elaboração de TCC. A proposta é fornecer condições teórico-metodológicas para que o professor possa desenvolver projetos de uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação em escolas de ensino fundamental, médio e superior; aprimorar e atualizar conteúdos específicos da informática educativa.

Para a realização dos Cursos os candidatos devem possuir microcomputador com kit multimídia (webcam, microfone e caixa de som) e acesso à internet, a fim de realizar as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem e ainda disponibilidade para participar encontros síncronos, em formato presencial ou virtual.

Fonte | Assessoria UFMT

Compartilhe:

Ver mais: