Instituições de educação superior têm até 24 de julho para se manifestarem sobre classificação de cursos

Instituições de educação superior têm até 24 de julho para se manifestarem sobre classificação de cursos

O período para as instituições de educação superior se manifestarem a respeito da classificação preliminar de seus novos cursos inseridos no cadastro e-MEC termina em 24 de julho. A consulta e a manifestação em relação à classificação deverão ser realizadas no sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no ambiente da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). As manifestações estão sendo recebidas desde quinta-feira, 9 de julho. Os novos cursos foram inseridos no e-MEC entre 26 de fevereiro e 31 de maio de 2020.

A classificação é importante para a disseminação das estatísticas da educação superior do país e será utilizada como referência para o enquadramento dos cursos a serem avaliados no Enade, para a designação das comissões de avaliação dos cursos de graduação e como referência de classificação dos cursos por meio do cadastro e-MEC. Ela também permitirá comparações de estatísticas educacionais entre países por parte de organizações internacionais.

A Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou dois documentos para auxiliar no processo: a Manifestação Passo a Passo e o Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Cine Brasil. Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail classifica.curso@inep.gov.br. 

Cine Brasil – A classificação é uma adaptação do Inep sobre a International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (Isced), produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo traduzida em português e publicada pelo instituto como Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica, com adequações à realidade educacional brasileira. A Cine Brasil compreende onze áreas gerais de formação que tomam como base as seguintes áreas de conhecimento: programas básicos; educação; artes e humanidades; ciências sociais, comunicação e informação; negócios, administração e direito; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação (TIC); engenharia, produção e construção; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; e serviços.

Acesse o Sistema Enade

Veja o passo a passo para manifestação sobre a classificação de novos cursos

Consulte o Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Cine Brasil

Fonte | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: