Além das várias medidas anunciadas pelo Governo para o enfrentamento ao avanço do coronavírus, o novo Decreto prevê também a contratação emergencial de profissionais para atuar na rede estadual de saúde no atendimento a população.
De acordo com o documento, os hospitais públicos e privados, ficam obrigados a restringir o número de acompanhante, que passa a ser de apenas um, por paciente internado.
E o agendamento de cirurgias eletivas em hospitais estaduais estão suspensas por tempo indeterminado.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, detalhou outras medidas tomadas pelo Governo para conter o avanço do Covid-19 em MT e orienta que os casos de gripe e simples resfriado devem ser atendidos pelos postos de saúde e Upas – Unidades de Pronto Atendimento.
De acordo com o Decreto, fica definida a participação do médico infectologista doutor Abdon Salam Khaled para atuar como assessor do Gabinete de Situação.
Gilberto Figueiredo garante que o Estado conta com equipes multidisciplinar e capacitadas para atender todos os casos de contaminação do coronavírus que forem detectados.
Evitar aglomeração e tomar os cuidados com a higiene são fundamentais para reduzir o índice de contaminação, explica o doutor Abdon Khaled.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento não há registro oficial de casos confirmados de coronavírus em MT.
Vale ressaltar que pessoas com idade acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, fumantes e asmáticos fazem parte do chamado grupo de risco, por isso, precisam redobrar os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Participaram da coletiva secretários de Estado, o presidente da Assembleia Legislativa de MT, deputado Eduardo Botelho e outras autoridades.
Fonte e Foto | Governo MTCompartilhe: