No segundo dia do “Workshop in company”, Prefeitura destaca importância da ética na Administração Pública

No segundo dia do “Workshop in company”, Prefeitura destaca importância da ética na Administração Pública

Em seguimento ao “Workshop in company: Elaboração de orçamento de obras de pavimentação utilizando a metodologia do Sinapi e novo Sicro e Ética e integridade nas contratações públicas”, que teve seu primeiro dia ontem (5), no auditório do Paço Municipal, e será concluído hoje (6), o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Mato-Grosso (TCE-MT) Isaias Lopes abriu o encontro expondo o segundo assunto para profissionais da área de engenharia, secretários e diretores da administração direta e indireta de Rondonópolis.

Ao explanar sobre ética e função pública, Isaias enfatizou que o setor público é materializado pelas ações e condutas das pessoas. “Os servidores personificam a administração pública, eles são os agentes do estado, e por isso a necessidade de serem éticos”, frisou o corregedor.

As obrigações da Administração como contratante e as responsabilidades do contratado, autoridade superior e autoridade competente, responsabilidades dos membros da comissão de licitação, do pregoeiro, dos advogados e do fiscal do contrato foram alguns pontos ressaltados por Isaias. Ele ainda abordou os fundamentos da integridade pública, vocação, profissionalismo e imparcialidade como princípios a serem seguidos e a importância da transparência e das regras na prestação dos serviços ao cidadão.

“Ética é aquilo que se faz quando todo mundo está te vendo. O que se faz quando ninguém está por perto se chama caráter”, lembrou o corregedor, acentuando a questão da probidade na administração pública.

Paula Gomes, diretora do Instituto Mato-Grossense de Estudos Jurídicos (Imej), entidade contratada pela Prefeitura de Rondonópolis para realizar o simpósio, destacou: “Vocês são privilegiados por terem um gestor que prioriza o conhecimento. E esse conhecimento vai se refletir em benefícios para o cidadão”.

Quando tomou a palavra, o prefeito Zé Carlos do Pátio compartilhou: “Esses cursos são importantes porque na nossa gestão estamos tendo muitos projetos em execução. E eles ajudam a chegarmos à excelência”. Pátio ainda sublinhou a necessidade do profissional se preparar e se qualificar cada vez mais e acrescentou: “Eu acredito no serviço público, acredito em vocês, na Coder e no Sanear”.

Após a palestra do corregedor, Paula entregou certificados de honra ao mérito pela iniciativa de lutar pela educação ao prefeito Zé Carlos do Pátio, ao corregedor Isaias Lopes, ao auditor-geral do município, José Fabrício Roberto, e ao presidente da Coder, Argemiro Ferreira. Também condecorado, o engenheiro Julio Xavier Bertulio recebeu a distinção em nome de todos os presentes, a quem, posteriormente, serão encaminhados os certificados individualmente.

À tarde, Julio que dará sequência à palestra iniciada ontem sobre legislação aplicada a obras públicas.

Fonte | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: