Primeiras reclamações no Procon de Confresa são sobre abastecimento de água

Primeiras reclamações no Procon de Confresa são sobre abastecimento de água

Órgão de proteção ao consumidor do município se reuniu nesta quarta-feira (12) com a concessionária do serviço de água e esgoto, juntamente com o Procon estadual.

O professor Antonio Gonçalves Montel, 38 anos, chegou cedo ao Procon de Confresa nesta quarta-feira (12.06), e foi o primeiro a ser atendido. O problema: má prestação de serviços por parte da concessionária de abastecimento de água do município de Confresa (a 1160 km de Cuiabá). Munido com a conta do mês de junho, Antonio reclamou de cobrança indevida, intermitência e demora para conseguir uma nova ligação de água.

Essas e outras reclamações foram apresentadas ainda nesta quarta-feira (12.06) ao supervisor de unidade da Águas de Confresa, responsável pelo abastecimento da cidade, Júlio César Oliveira. A reunião teve a participação da secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Gisela Simona, e da coordenadora do Procon municipal, Raíra Moraes.

Além de apresentar as reclamações que já chegaram ao Procon de Confresa no primeiro dia de funcionamento, a reunião também teve como objetivo falar sobre o papel da instituição e abrir canal de diálogo com a empresa para solução de conflitos de forma mais célere para o consumidor.

De acordo com secretária adjunta do Procon estadual, Gisela Simona, “com uma linha direta de comunicação entre Procon municipal e fornecedor, aumentam as chances de resolver o problema do consumidor no primeiro atendimento, sem que seja necessário instaurar um processo administrativo sancionatório”.

No caso de Antônio, o Procon municipal identificou pela fatura que a média de consumo de água da família não ultrapassava 14 metros cúbicos. Isso até o mês de junho, quando o consumo saltou para 25 metros cúbicos. Ao checar o hidrômetro, Antonio observou que os números mudam sem que saia água pelo cano. “Os canos estão cheios de ar e o relógio roda mesmo sem água”, relatou com indignação.

Outra reclamação do professor: a esposa dele solicitou à concessionária uma nova ligação de água no dia 09 de abril deste ano, em um lote onde o casal pretende iniciar uma construção, mas o serviço não foi executado até o momento. Todas as reclamações, segundo Antônio, foram feitas junto à empresa fornecedora, mas sem resultado.

Sobre o problema de moradores como o professor Antônio, a coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor, Raíra Moraes, afirmou durante a reunião que a resolução de conflitos como este tende a ter sucesso caso as empresas estejam abertas ao diálogo com o cidadão. “Estamos aqui para promover o equilíbrio nas relações de consumo, para orientar, buscar solução e conciliação”, frisou.

Como resultado da reunião, o supervisor da unidade se comprometeu em manter aberto um canal de diálogo com o Procon municipal, visando a resolução dos problemas de forma rápida. De imediato, o órgão de proteção vai formalizar junto à empresa as demandas já recebidas sobre o serviço de água.

Fonte | Assessoria PROCON MT

Compartilhe:

Ver mais: