5ª Conferência Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa enfatiza importância das políticas públicas para terceira idade

5ª Conferência Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa enfatiza importância das políticas públicas para terceira idade

Com abertura na próxima quinta-feira (14), das 19h às 22h, e sequência na sexta-feira (15), das 7h às 17 horas, a 5ª Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondonópolis, organizada pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondonópolis (CMDDPIR), acontece no auditório da Prefeitura de Rondonópolis e traz como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Voltado para idosos, além de profissionais de unidades de saúde, de instituições asilares, dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e população em geral, o seminário terá como moderador o antropólogo e professor aposentado da UFMT Paulo Augusto Isaac.

No dia 14, haverá a leitura e aprovação do regimento, que consiste em um conjunto de normas para direcionar o andamento dos trabalhos. Já o dia 15 começa com credenciamento dos participantes e café da manhã, das 7h às 8h. Na sequência, ocorre a palestra com o professor Isaac, seguida de apresentação das propostas e discussão de estratégias a serem aplicadas nas várias políticas setoriais. Das 11h30 às 13h haverá intervalo para o almoço, que será servido no local. A programação segue até as 17 horas, com aprovação das propostas.

Tendo como principal objetivo criar um espaço de diálogo entre representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente aqueles que já estão na terceira idade, para conhecer os desafios dessa fase e estabelecer prioridades para as políticas públicas que irão influenciar as condições de vida desse grupo hoje e nos próximos anos, o workshop tem papel fundamental nesse monitoramento.

“Por meio desse encontro poderemos saber como as políticas públicas relacionadas aos idosos estão sendo colocadas em prática e ter um feedback deles próprios para podermos aperfeiçoá-las e fazer os ajustes necessários”, observa a presidente do CMDDPIR, Sandra Helena dos Santos.

Ao fim do simpósio, será elaborado um relatório com as propostas e deliberações definidas durante o debate a ser enviado ao Conselho Estadual e, ainda, serão eleitos delegados que vão representar o município, com direito a voz e voto, na Conferência Estadual, prevista para acontecer em agosto.

Fonte | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: