Indicação de novo presidente do Banco Central deve ser apresentada na terça    

Indicação de novo presidente do Banco Central deve ser apresentada na terça    

Roberto de Oliveira Campos Neto tem 49 anos e se formou em 1993 em economia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Dois anos depois, concluiu o mestrado na mesma instituição. Neto do economista e ex-ministro Roberto Campos, iniciou a vida profissional no Banco Bozano, Simonsen, mas a maior parte da carreira foi dedicada ao Banco Santander, onde ocupou cargos em diferentes áreas, como mesa de operações, renda fixa internacional, tesouraria e banco digital.

Se for aprovado pelo Senado, o indicado substituirá o atual mandatário do BC, Ilan Goldfajn.

De olho na inflação

O Banco Central é uma autarquia, vinculada ao Ministério da Economia, cuja tarefa é formular e executar a política monetária, manter a inflação dentro da meta, servir como depositário das reservas internacionais do país e garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. A instituição tem uma diretoria colegiada, que é indicada pelo presidente da República e precisa ser aprovada pelo Senado. Os outros dois diretores indicados são Bruno Serra Fernandes e João Manoel Pinho de Melo.

A CVM também é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia. Sua missão é fiscalizar e desenvolver o mercado de capitais no Brasil, a fim de equilibrar a atuação dos agentes e a proteção dos investidores. A indicada é Flávia Martins Sant’Anna Perlingeiro.

Até o início da tarde desta sexta-feira (15), os relatórios referentes às quatro indicações ainda não haviam sido apresentados pelos respectivos relatores.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:  http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania: senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211) 

Fonte | Agência Senado

Compartilhe:

Ver mais: