A comunidade do tradicional bairro Bom Pastor, recebeu oficialmente na manhã desta quinta-feira (28) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde, Massao Ishizuka, localizada na avenida Marechal Dutra, próxima à Praça da saudade, no centro da cidade.

A nova unidade inaugurada, dispõe de uma arquitetura ampla, moderna, e está dotada de toda infraestrutura necessária para prestar atendimento de saúde de qualidade à comunidade do referido bairro, bem como, aos demais logradouros circunvizinhos, como a da região do JAMBRAPI; Jardim Jambalaia, Jd Brasília e Jd dos Pioneiros.

Consultório odontológico

Conforme informações da SMS, inicialmente a nova unidade do Bom Pastor vai atender provisoriamente a estas citadas comunidades, mas o prefeito já autorizou a aquisição de uma área e ainda a confecção de um projeto técnico arquitetônico para a construção de uma nova UBS para atendimento exclusivo do Jambrapi.

O novo prédio inaugurado que será todo climatizado, terá duas equipes completas de trabalho, e contempla diversos espaços amplos como: recepção; sala para acolhimento; sala de inalação; dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos; salas de enfermagem; sala de imunização/vacina; sala de procedimentos; sala para ACS – Agentes Comunitárias de Saúde; sala multiúso; almoxarifado; copa; sala de esterilização; sala de expurgo, DML e, sanitários: masculino e feminino.

A Presidente da Associação de Moradores do Bom Pastor, senhora Cláudia Regina agradeceu ao prefeito por ter atendido esse velho sonho da comunidade e a presentea-la com uma estrutura tão bonita, moderna e aconchegante.

Em sua fala, o Prefeito José Carlos do Pátio, falou um pouco sobre o homenageado que empresta o seu nome à UBS, o falecido pioneiro nipônico: Massao Ishizuka. O pioneiro que era dentista prático, liderou a comitiva das primeiras famílias nipônicas (japonesas) a se instalarem em Rondonópolis, no final dos anos 1950.

Massao ao lado da esposa Teruko Ishizuka e dos 10 filhos, se estabeleceram na cidade onde permaneceu por décadas atuando como dentista na região do Bom Pastor/Jardim Paulista. Ele foi o primeiro presidente/líder da recém-criada Associação Nipo Brasileira de Rondonópolis, tendo sido muito admirado e respeitado por toda a comunidade da época.

O prefeito destacou a sua admiração pela cultura nipônica (japonesa), enaltecendo a tenacidade, determinação e seriedade com que tratam as coisas e as pessoas, e revelou que esta, já é a segunda homenagem que a sua gestão presta a comunidade nipônica da cidade, tendo recentemente inaugurado a praça Kazuo Ninomiya, localizada no Jardim Por do Sol ao lado do centro de treinamento de judô, em homenagem ao também pioneiro japonês de Rondonópolis.

Para o Prefeito, o segundo homenageado, senhor Massao, “era um benfeitor nato, e se preocupava com as pessoas; ele via na educação, um forte mecanismo de transformação. Ele inclusive, contribuiu muito com o processo, doando a área para a construção da Escola Dom Wunibaldo, mostrando a sua verdadeira preocupação com a educação dos locais na época”, revelou Pátio.

E continuou: “eu estou muito feliz que essa unidade ostente o nome do senhor Massao. Quero parabenizar as filhas aqui presentes e agradecer por tudo de bom que ele fez pela nossa cidade”, completou o prefeito.

Prefeito ao lado das filhas do homenageado Massao Ishizuka

Sueli Ishizuka, uma das filhas do homenageado Massao Ishizuka presente à solenidade, agradeceu a homenagem da prefeitura em honrar e perpetuar a memória do seu pai e sua família, bem como parabenizou o prefeito pelo seu olhar social e ainda por tantas realizações que beneficiam diretamente a população local.

O DOBRO DA CAPITAL

Ao final de sua fala o prefeito falou aos presentes sobre os investimentos de sua gestão na saúde e educação tendo já construído 28 creches na cidade. Ele revelou inclusive, um dado importante: segundo ele, “Rondonópolis tem 60 UBS, o dobro  que a capital Cuiabá tem; temos muito mais Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias que a média do Brasil; temos o triplo de equipes odontológicas e somos a primeira cidade do Estado com aterro sanitário; estamos com 100% de atendimento de água tratada; estamos chegando a 100% de rede esgoto; vamos chegar a 100% de asfalto, e temos coleta seletiva de lixo e usina de reciclagem de lixo; e somos, a cidade que mais ampliou a rede municipal de educação infantil do Centro-Oeste”, revelou.

Via | Ailton Lima   Foto | Antonio Carmelo
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta