Os não selecionados em 1ª chamada podem se inscrever em lista de espera

Sisu começa nesta quarta-feira (13) e termina no dia 18 as matrículas dos selecionados nesta primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre.

Será total de 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior. De acordo com o Sisu, a matrícula deve ser feita na instituição de ensino em que o estudante se inscreveu e foi contemplado.

O prazo para que os candidatos não selecionados na primeira chamada manifestem interesse na lista de espera também termina no dia 18. A manifestação deve ser feita pela página do Sisu.

Criado em 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Revalida é aplicado pelo Inep com o objetivo de validar a graduação em Medicina feita no exterior.

Sisu

O Sisu vem do sistema do Ministério da Educação (MEC) ou seja as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, liberam as vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Os alunos são escolhidos para as opções de cursos escolhidos no ato de inscrição, de acordo com as notas de classificação obtidas na edição mais atual do Enem.

Para quem deseja participar do Sisu, o aluno deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, alcançado nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar a prova.

Sendo assim as vagas liberadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas planejadas por cada instituição pública de ensino superior. As  ações também incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que consiga atender aos critérios especificados.

Via | Assessoria   Foto | Pixabay
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)