O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis retoma este ano o projeto de extensão Encontrão de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que tem como objetivo fazer a interação entre a comunidade surda e a ouvinte. As inscrições gratuitas seguem até o dia 26 de junho, pelo site www.roo.ifmt.edu.br

Com a primeira edição em 2019, o projeto teve duração de seis meses e reuniu mais de 250 pessoas entre surdos e ouvintes, oriundos dos municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Pedra Preta, São Pedro da Cipa, São José do Povo, Jaciara e Juscimeira. Nesse público estavam alunos, professores de modo geral e a comunidade surda.

Para esta edição, o ‘Encontrão de Libras’ terá como foco principal as palestras com temas específicos e o contato direto com a comunidade Surda local. Os encontros estão previstos para acontecerem uma vez ao mês aos sábados com carga horária total de 100 horas dividido em duas certificações de 50 horas, com proposta de duração de 10 meses. O primeiro encontro está previsto para o primeiro sábado de julho (02.07) na Praça dos Carreiros de Rondonópolis.

O projeto é desenvolvido pelo intérprete de Libras, Josimar da Silva Cezar, que possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pós graduação em Letras e em Educação Especial e Libras pela Faculdade Eficaz-Maringá-PR. Tem experiência na área de Educação, desenvolve um trabalho com Coral de Libras no Centro Integrado de Ensino(CIE) em Rondonópolis como professor de alunos ouvintes.

Via | Assessoria   Foto | IFMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)