O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizou nesta quarta-feira (15) o treinamento  dos Agentes Censitários Municipal (ACM) e Supervisor (ACS) que irão atuar no Censo Demográfico 2022 em Rondonópolis e mais 15 municípios da região. Marcado para começar no dia 1º de agosto deste ano, o Censo tem previsão de ser realizando em três meses, indo até o final do mês de outubro.

Ao todo foram nove dias de treinamento e 43 profissionais participaram das atividades de capacitação realizadas em Rondonópolis, no prédio da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis. Estes profissionais capacitados serão responsáveis por supervisionar o  trabalho de coleta de informações realizado pelos recenseadores que irão a campo em Rondonópolis e nos outros 15 municípios da região.

O processo de contratação dos recenseadores que irão trabalhar no Censo ainda está em andamento e eles deverão também passar por treinamento. Em Rondonópolis, estarão atuando 22 supervisores e 212 recenseadores.

APOIO DA PREFEITURA

Por entender que as informações coletadas no Censo Demográfico 2022 serão muito importantes à elaboração de políticas públicas, a Prefeitura de Rondonópolis  firmou uma parceria com o IBGE para dar suporte para a sua realização  no município.

Para facilitar  o trabalho de sistematização da coleta de informações pelos recenseadores, a cidade foi dividida em três grande regiões polos: Vila Operária, Região Salmen e Vila Aurora. “Conforme a determinação do prefeito José Carlos do Pátio, iremos dar todo o apoio necessário para que o IBGE faça um bom trabalho em Rondonópolis. É muito importante este trabalho de coletar as informações que são necessárias pra retratar o município”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva.

“Esses dados são importantes para nortear os investimentos para a cidade, a tomada de decisões do poder público na elaboração de políticas públicas,  bem como também para  subsidiar a atração de investidores, pois a informações sociais e do perfil econômico do município atualizadas são importantes para a tomada de decisão de onde se vai investir”, completou Alexsandro.

O coordenador de área do IBGE, Marcelo Mendes, ressaltou que a prefeitura de Rondonópolis tem demonstrado toda disponibilidade, por meio de suas secretarias, de prestar auxílio para realização do Censo Demográfico no município.  “Esse apoio é muito importante para que a gente possa ter êxito na realização do Censo na cidade”, frisou.

Via | Assessoria  Foto | Diego Utida
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta