Um dos diferenciais do Famato Embrapa Show, evento de tecnologia de produção que ocorre de 22 a 24 de junho em Cuiabá-MT, é a exposição de diversos equipamentos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e prontos para uso imediato pelo produtor rural. Além de aplicativos, sistemas informatizados e cultivares, o Cenarium Rural se tornará uma grande feira de inovações do agro.

As ‘invenções’ serão expostas na feira tecnológica, em sete grandes nichos com soluções que podem contribuir para o avanço sustentável da agropecuária de Mato Grosso.

Uma delas é o AGLIBS 1.0, robô criado pela Embrapa para dar escala às análises de solo feitas em laboratório. Ele foi desenvolvido a partir de tecnologia usada pela Nasa para analisar solos no planeta Marte. O equipamento faz georreferenciamento de amostragem de campo, análise de solos e modelos de quantificação. Após a análise, o produtor recebe por celular, via aplicativo, as recomendações agronômicas.

Também estará exposto o equipamento de Classificação de Soja desenvolvido pela Embrapa em parceria com a empresa Brasil Agritest. Trata-se de um sistema digital e automatizado que controla a qualidade dos grãos – auxiliando o produtor na etapa de comercialização do produto.

Já o Antecipe é uma tecnologia composta por uma máquina semeadora-adubadora que semeia soja no verão e milho na sequência, na entrelinha da oleaginosa. A ideia é intercalar o milho safrinha de forma antecipada, reduzindo o risco climático. Além da máquina, o Antecipe conta com um aplicativo que orienta o agricultor em suas tomadas de decisão para a segunda safra.

“O produtor terá mais de 60 tecnologias para conhecer no evento. Para facilitar, levamos alguns equipamentos e materiais para a feira que poderão ser conferidos in loco”, explica Ricardo Arioli, um dos coordenadores técnicos do Famato Embrapa Show.

Além de equipamentos e dispositivos, o Famato Embrapa Show reuniu soluções ancoradas em informática. Somente de aplicativos, serão expostos 18 sistemas com funções específicas para diferentes cadeias produtivas.

Essa grande vitrine de tecnologias de ponta é um dos cenários do evento multimídia e imersivo idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e organizado em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

A ideia de mapear as tecnologias de produção desenvolvidas pela Embrapa e aplicáveis em Mato Grosso surgiu em 2018. Um grande trabalho de curadoria foi feito ao longo de dois anos e o resultado foi a seleção de mais de 60 atrações projetadas por 14 unidades da Embrapa por todo o País.

O Famato Embrapa Show começa no dia 22 de junho, com uma palestra magna com o ex-Ministro da Agricultura e idealizador da Embrapa, Alysson Paolinelli. O programa inclui ainda uma programação técnica multitemática de alto nível. O evento é direcionado a produtores rurais, pesquisadores e consultores do agro e a previsão é receber 500 pessoas.

Confira a programação na íntegra clicando em https://sistemafamato.org.br/famatoembrapashow/.

Via | Assessoria  Foto | Joana Souza
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta