Diretores, engenheiros e técnicos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) participaram do 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. O evento aconteceu na capital gaúcha, Porto Alegre, no Centro de Eventos da Fiergs, de 9 a 13 de maio. A vasta programação foi preparada para proporcionar debates ricos e produtivos sobre o saneamento básico brasileiro. O evento contou ainda com participantes de todas as regiões do País e palestrantes especialistas no assunto.

Destaque, durante o congresso, o Sanear coordenou o evento em dois momentos, o primeiro foi uma mesa redonda para tratar da gestão de resíduos sólidos e a cobrança pelos serviços, já a segunda mesa tratou dos desafios da gestão e financiamentos do saneamento. Além disso, o diretor geral do Sanear, Hermes Ávila de Castro, coordenou uma sala que abordou o tema perdas de água e as experiências municipais de saneamento.

Exemplo de saneamento para o Brasil, Rondonópolis se destaca a nível nacional com importantes cargos ocupados pela atual gestão da autarquia na Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. O diretor geral Hermes Ávila de Castro ocupa o cargo de diretor nacional de resíduos sólidos e, já foi presidente da Assemae Centro-Oeste durante sete anos, cargo ocupado atualmente pela diretora administrativa financeira do Sanear Antonieta Garcete de Almeida.

Ainda, a exposição de trabalhos técnicos, a Feira de Saneamento, as visitas técnicas, o Prêmio Startup e minicursos foram os complementos para os debates que aconteceram durante a semana.

Foi abordado temas como o marco regulatório do saneamento básico coordenado polo Rodopiano Marques Evangelista – Vice-presidente da Assemae, coordenador-geral do 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae e gerente da Divisão de Engenharia e Operações do DMAE Poços de Caldas (MG); e contou  com a participação de Aparecido Hojaij – Presidente da Assemae; Pedro Maranhão – Secretário Nacional de Saneamento (MDR); Roberta Mass dos Anjos – Vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe); Alceu Guérios Bittencourt – Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Ary Vanazzi – Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Prefeito Municipal de São Leopoldo (RS) e Alexandre Araújo Godeiro – Superintendente Adjunto de Regulação de Serviços da ANA.

Modelo de regionalização prevista na Lei 14.026/2020: desafios, perspectivas e aprimoramentos foi o tema do segundo painel. Este teve a coordenação do Dr. Francisco Lopes – Advogado e Secretário Executivo da Assemae, e como convidados Pedro Maranhão – Secretário Nacional de Saneamento – MDR; Waldo Villani Junior – Diretor SAAE de Barretos (SP) e Presidente da Regional São Paulo da Assemae; Esmeraldo Pereira dos Santos – SAAE de Passos (MG); Fernando Chucre – Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; João Marcos de Siqueira – Superintendente Estadual da Funasa – Rondônia; Juliano Heinen – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e Marcos Helano Fernandes Montenegro – Coordenador-geral do Observatório Nacional dos direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS.

O último painel da edição de ouro do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae foi sobre Regulação dos serviços de saneamento básico: consolidação da regulação tarifária. Desta vez, quem coordenou foi Manuelito Pereira Magalhães Júnior – Presidente da SANASA Campinas (SP) e os convidados são Rodrigo Bonecini de Almeida – Coordenador de Regulação Tarifária – COTAR/SEC/ANA; Demétrius Jung González – Diretor-geral da AGESAN (RS); Antônio Carlos de Azevedo Lobão – Professor de Economia da PUC/Campinas; Daniel Narzetti – Diretor da AGIR (SC) e Rodrigo Nuss – Procurador Jurídico da ARIS (MT).

A delegação de Rondonópolis além dos diretores, Antonieta Garcete de Almeida, diretora administrativa financeira, e o diretor geral Hermes Ávila de Castro, participaram do congresso Christian Jonathan de Almeida, técnico de saneamento, Dalton Monteiro Virgílio, engenheiro civil, Ellen Paula Ramos Renello, engenheira química, Erika de Sousa Carvalho, engenheira Civil, Luis Henrique Araújo, técnico de saneamento, Waldomiro Neto Lopes Ferreira, Técnico em segurança do trabalho  e Mário Sérgio Magalhães Pereira presidente da Coomser.

Via | Assessoria   Foto | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta