Ajustes no currículo e cadastro atualizado podem encurtar caminho entre jovens e oportunidades disponíveis no CIEE

É fato que o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo, e conquistar uma vaga de aprendizagem ou de estágio tem se mostrado um desafio para jovens e adolescentes. Ajustes no currículo e reservar tempo para preencher os dados cadastrais fazem a diferença, por isso, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE separou algumas dicas para os estudantes. A instituição filantrópica conta com mais de 500 vagas abertas em Mato Grosso.

1. Vontade de aprender

O estágio ou o programa de aprendizagem não exigem experiência daqueles que desejam iniciar uma carreira profissional. Nos dois casos, a empresa buscará o perfil mais adequado à vaga com base no currículo e, sempre, esperará muita vontade de aprender de quem está ingressando na companhia.

2. Ter um currículo interessante

É essencial que o candidato demonstre que está interessado em crescer e ser um bom profissional. Um currículo bem estruturado, com informações organizadas e cursos já realizados chamam atenção das empresas. O CIEE, por exemplo, conta com uma plataforma de cursos online, o CIEE Saber Virtual. No espaço é possível acessar mais de 30 cursos gratuitos com certificação para dar aquela turbinada no currículo.

3. Ter cadastro ativo

O cadastro no Portal CIEE é unificado para as vagas de estágio e aprendizagem, e o sistema faz o encaminhamento de acordo com o perfil. É importante que o estudante insira o máximo de informações, como e-mail, telefone, endereço e CEP correto – já que o portal utiliza geolocalização.

4. Gravar um bom vídeo de apresentação

Além do currículo e do perfil atualizado, o estudante tem a opção de gravar um vídeo de apresentação e anexar ao cadastro. É a oportunidade de mostrar, literalmente, o rosto de quem está em busca daquela vaga. A dica é gravar o vídeo em um local silencioso, organizado, falar sobre a vida pessoal, os objetivos e as expectativas para o futuro.

5. Escolher entre estágio ou aprendizagem

Há diferenças entre o estágio e o programa de aprendizagem, ambos oferecidos pelo CIEE. Para participar do estágio é necessário ter no mínimo 16 anos e vínculo com uma instituição de ensino. Por sua vez, o programa de aprendizagem é voltado para jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos incompletos que estão cursando o ensino regular ou já concluíram. Durante o contrato, de até no máximo dois anos, o aprendiz conta com encontros semanais e presenciais, e tem a oportunidade de desenvolver hard e soft skills.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta