Disponíveis na multiprogramação da TV Brasil e na internet, novas emissoras iniciam transmissões a partir de 26 de abril.

O Governo Federal lança nesta terça-feira (26) o Canal Educação, que vai ao ar com uma programação educacional abrangendo temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior. O conteúdo será exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil e tem como objetivo expandir a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional. A iniciativa também é voltada para a capacitação de professores, coordenadores e gestores escolares, além de atender aos anseios dos pais, preocupados com o nivelamento da educação de seus filhos.

A emissora estreia na televisão aberta digital em multiprogramação nas capitais onde a TV Brasil possui transmissoras (2.3 no Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís; e 1.3 em São Paulo). O Canal Educação também fica disponível nos pacotes de TV por assinatura e por meio de satélite para escolas com antena parabólica.

A programação começa com quatro atrações próprias produzidas pela equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), como o programa semanal de entrevistas ‘Falas da Educação’, que traz debates, em 26 minutos, de especialistas falando a respeito das melhores práticas para a educação.

O já conhecido ‘MEC em Ação’ será formado por pílulas de um minuto sobre a atuação do MEC. Outro programa que será veiculado é o especial ‘Cápsulas da Educação’, um marco simbólico para o lançamento da emissora, com depoimentos breves de alunos e professores de todo o país sobre os votos para o Canal Educação.

Com o intuito de proporcionar uma interação dentro da comunidade surda e instigar a população a entender sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), também vai ao ar o ´Bate-papo em Libras´ com encontros e entrevistas.

Além de programas educacionais, serão exibidos, tanto no Canal Educação quanto no Canal Libras programas de jornalismo, levando a informação atual, direta e verdadeira a todos os telespectadores. Além disso, serão transmitidos, também, programas de variedades, como culinária, entrevistas, documentários históricos e contemporâneos, atualidades, problemas atuais, perspectivas de futuro, entre outros, tendo uma grade voltada para educar, conscientizar e esclarecer o cidadão.

Canal Libras

Outra novidade envolvida no projeto do Governo Federal é o Canal Libras, que será transmitido exclusivamente pela internet com o objetivo de exibir conteúdo voltado à rede nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior, universalizando o conhecimento e a informação por meio de uma grade especialmente dedicada à comunidade surda.

O Canal Libras é primariamente voltado para as plataformas digitais, entretanto, parte de sua programação será exibida no Canal Educação, em horários predefinidos. Para ter acesso ao Canal Libras, clique aqui.

Via | Assessoria de Comunicação Social do MEC   Foto | Luis Fortes/MEC
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta