Com novo layout e voltado para a experiência do usuário, espaço traz área com transparência de dados, séries de vídeos sobre Auxílio Brasil e Aplicativo do CadÚnico, além de cartilhas interativas e cursos autoinstrucionais O portal Capacitação Cidadania está de cara nova. Ele foi reformulado com o objetivo de entregar de forma mais eficiente e transparente conhecimento, formação e acesso a dados do Ministério da Cidadania. Desenvolvido ao longo de 2021, ele é resultado de parceria entre a pasta, o Programa Conjunto Fundo ODS e a UNESCO, com apoio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância e da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. O novo formato conta com layout moderno e leve, pensado a partir da experiência dos usuários e reúne as informações essenciais e links na tela principal. Além disso, é responsivo, adaptado aos diversos formatos de tela, em especial o mobile. Atualmente, estão disponíveis 35 cursos autoinstrucionais e outros 18 estão previstos no Plano Anual de Formação. “O novo portal é um passo importante para a formação e disseminação do conhecimento das políticas do ministério, que visa a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados pelos governos Federal, estaduais, distrital e municipais”, afirmou o secretário de Avaliação e Gestão da Informação, Ronaldo Navarro. O portal conta com uma nova seção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), que são mídias digitais utilizadas como ferramentas de apoio, tais como cartilhas interativas e séries de vídeo, que contribuem para o processo de formação e são desenvolvidas para disseminar o conhecimento sobre políticas e ações do ministério. Os cursos são voltados para agentes públicos dos entes federativos, mas qualquer cidadão interessado pode ter acesso mediante cadastro, inclusive via login único do Governo Federal. Os últimos lançamentos e principais destaques do portal são a série de vídeos e a cartilha interativa do aplicativo Cadastro Único, a série de vídeos sobre o Auxílio Brasil, a cartilha interativa “Implementando o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” e a série de vídeos sobre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Política de Assistência Social. Entre os cursos de destaque estão: Atenção no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência; Esporte, lazer e inclusão social, e Educação Financeira para Empreendedores Populares. Outra ferramenta incluída é o Painel de Dados Abertos, que traz diversas informações sobre os participantes com dezenas de possibilidades de filtros, proporcionando transparência para o portal e em conformidade com a direção do plano de dados abertos do ministério. O novo modelo de certificado dos cursos tem duas formas de confirmação: QR code e linha de código, permitindo a confirmação dos dados do portal de forma simples e rápida. Os participantes que precisarem emitir certificados de cursos realizados no antigo portal, podem fazer a nova emissão diretamente. Experiência Entre as ferramentas automatizadas para melhorar a experiência estão a Webconferência Integrada, para a realização de formações por meio virtual, sem a necessidade de outros aplicativos, e a ferramenta gestão e acesso a dados, que permite relatórios automatizados para facilitar o cotidiano dos gestores do Ministério da Cidadania. “É uma das entregas mais importantes do departamento nos últimos anos, pois rompe diversas amarras que tínhamos pela defasagem tecnológica do antigo portal”, destacou Bruno Baranda, diretor de Formação e Disseminação. “As novas ferramentas permitirão melhor gestão da Política Nacional de Formação de Agentes Públicos e Sociais e possibilitarão a entrega de valor agregado, tanto para os participantes como para os gestores”, disse. Ainda em 2022, novos REDs serão lançados, então fique atento e visite o portal com frequência para se manter atualizado. Para mais informações acesse o site clicando aqui.
Via | Assessoria Ministério da Cidadania
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