O Setor de Odontologia do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), com apoio da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, confeccionou uma prótese de nariz individualizada e perfeitamente caracterizada para o Sr. Simão Aquino da Costa, de 80 anos. A prótese foi feita de silicone, moldada no rosto do paciente e ajustada por meio de fotos de antes da cirurgia.

O Sr. Simão é morador de Nossa Senhora do Livramento e enfrenta um câncer de pele chamado carcinoma basocelular há três anos. Nos últimos 6 meses ele teve que fazer uma cirurgia de retirada do nariz e, desde lá, tem convivido com um buraco na face. “Ele fica muito incomodado, porque os netos têm muito medo dele. Agora ele vai poder voltar a sorrir e se relacionar com a família”, aponta a filha Jania Antônia da Costa.

O procedimento foi conduzido pela Protesióloga Bucomaxilofacial do HCanMT Maria Carmen Volpato (CRO 2144) e pela Técnica em Prótese Dentária Ana Maria Zanata (CRO 088). “As próteses garantem uma reconstrução, permitindo que o paciente retorne ao seu convívio social, melhore a autoestima, devolva a dignidade e principalmente a vontade de viver.  Além disso, a prótese é uma barreira de proteção para a ferida cirúrgica, minimizando infecções”, afirma Maria Carmen.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta