Voltado para alunos das escolas públicas de Rondonópolis e pessoas de baixa renda, o sucesso do cursinho gratuito pré-vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Zumbi dos Palmares, oferecido pelo Prefeitura de Rondonópolis, chamou atenção do presidente da Câmara de Sorriso, vereador Leandro Damiani.

O presidente da Câmara de Sorriso recentemente indicou a implantação de um cursinho voltado para famílias de baixa renda do seu município.  Acompanhado do colega vereador Rodrigo Machado, Damiani veio a Rondonópolis nesta terça-feira (8) buscar informações sobre o funcionamento do cursinho Zumbi dos Palmares.

Os dois parlamentares sorisenses foram recepcionados pela secretária municipal de ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, e o coordenador do Departamento do Cursinho Zumbi do Palmares, Odair José Mendes de Araújo.

“Enche-nos de alegria que outros municípios do Estado estão pensando como Rondonópolis, buscando implantar projetos que, como é o caso do cursinho Zumbi dos Palmares, ofereçam oportunidade para que os alunos de escola pública e de baixa renda possam se preparar e ter  melhores condições para ingressar em uma universidade pública”, disse a secretária Neiva de Cól.

“Nos colocamos à disposição de ajudar com informações e dar toda a assessoria necessária para que possam implantar também o cursinho em Sorriso”, disse Odair que juntamente com secretária Neiva, explicou aos dois parlamentares de Sorriso que este ano o cursinho Zumbi dos Palmares é ministrado em oito polos, no horário das 18h30 às 21h45, de segunda a sexta-feira. E que o município, além dos livros didáticos e uniforme, oferece ainda merenda escolar para os cerca de mil alunos inscritos para assistirem aulas do projeto.

“A gente veio buscar informações e tivemos uma grata surpresa com a grandiosidade e o alcance social do projeto, que tem transformado a vida de muitos jovens da cidade. É isso que queremos implantar em Sorriso e dar chance para que os filhos dos trabalhadores possam entrar em uma universidade pública”, disse o vereador Damiani.

“Rondonópolis está de parabéns, ficamos encantados com que vimos que está sendo feito pela Prefeitura, através da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”, completou o vereador Rodrigo Machado.

Idealizado pelo movimento negro em 2005, o cursinho  Zumbi dos Palmares passou a fazer parte das políticas públicas do município em 2009, quando foi encampado no primeiro mandato do prefeito José Carlos do Pátio, com o objetivo de aumentar a igualdade de oportunidades e de condições para todos alunos de baixa renda e egressos da escola pública ingressarem nas universidades públicas do Brasil e por meio do ensino superior melhorar a qualidade de vida.

Desde então, o cursinho contribuiu para que mais três mil de seus alunos fizessem um curso superior em universidades públicas do país. Inclusive, entre os egressos do curso já tem até doutores e pós-doutores.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta