O verão chegou e para aproveitar os dias ensolarados com seu Pet, deve-se tomar alguns cuidados fundamentais para curtir a estação sem problemas, até porque nossos bichinhos sofrem muito com o calor tropical do nosso país.

Como eles não têm glândulas sudoríparas para liberar o calor, eles precisam de outras alternativas para diminuir essa temperatura corporal, os cães transpiram pela língua e os gatos pelas almofadinhas dos pés.

Para evitar que os seus animaizinhos sofram nesse período tão quente, que tal aprender algumas dicas de cuidados essenciais para garantir a saúde dos seus pets, neste artigo separamos informações importantes para passear sem sofrer com seus bichinhos.

Passeio com o pet no verão

Se seu pet gosta de brincar e passear, é importante tomar alguns cuidados neste verão, os animais são os que mais sofrem com o calor, mesmo com a proteção dos pelos no corpo os raios do sol também pegam neles.

Para deixar o seus passeios mais agradáveis e tranquilos com seu bichinho, evite passear em horários muito quentes do dia, principalmente entre 11h e 14h, um dos melhores horários e mais frescos é das 7h às 9h da manhã.

Procure sempre locais com sobras, árvores, gramas e com bebedouro caso tenha, os parques são os melhores lugares para passear com seu pet por causa da natureza, tome cuidado com o asfalto, pois pode queimar as patas do seu bichinho.

Sabia que existe protetor solar para animais, então invista em um para o seu pet, principalmente se seu pet tem pouca pelagem, passe sempre nas orelhas, barriga, patas e focinho, isso pode evitar queimaduras e até um câncer de pele.

Sempre leve água caso não tenha bebedouro para animais no local, a hidratação é muito importante para evitar problemas de saúde no futuro.

Não exagere nos exercícios e nas atividades durante o passeio com seu pet.

Além dos parques ou até na rua, existem outras opções de passeios para refrescar seu pet, como as praias e piscinas, mas fique atento às recomendações do local.

Veja se o local permite animais de estimação, escolha lugares que tenham sombra, água e ventilação, caso seu pet não saiba nadar ou tenha medo de deixar na água sozinho, você pode colocar neles coletes para flutuação.

Se livrando do calor dentro de casa

Caso seu bichinho prefira se divertir em casa, como os gatos por exemplo, você pode deixar o local bem mais divertido e fresco, pode fazer algumas piscininhas rasas e tigelas com água fresca são algumas das opções que distraem o seu pet no calor.

Veja também se o local onde o seu bichinho dorme está bem fresco e ventilado.

Comidinhas geladas também podem ajudar neste calor, como petiscos e geladinhos feitos com alimentos para pets ou frutas.

Hidratação do seu pet

A hidratação dos seus pets é essencial principalmente nesta época do ano, se o seu amigo não gosta muito de água, alguns pontos podem estimular, como bebedouros com fonte espalhados pela casa, cubos de gelo, e pontinhos de cerâmica com água gelada, isso pode ajudar também para o seu bichinho não ficar com o intestino preso.

Banho e tosa

Banhos são uma boa ideia para ajudar seus pets a lidar com o calor, só tome cuidado para não causar um choque térmico no seu bichinho, mas não de banhos todos os dias, o ideal é a cada 15 dias, já que os produtos podem irritar a pele deles.

Para algumas raças de cachorros, a tosa pode ajudar, mas tomem cuidados e tenham orientação do veterinário, pois algumas raças podem perder sua proteção natural com a tosa do seu pelo.

Se você tem gatos ou outros animais que não podem ser tosados, escove seus pêlos diariamente e mantenha o ambiente bem fresco e ventilado.

Check-up no veterinário

Com o crescimento do emprego em veterinária, lugares não faltam para você levar o seu pet neste verão.

Então antes de ir viajar, algumas consultas veterinárias são essenciais para saber se seu bichinho está indo bem e para manter a vacinação em dia, após a viagem também é importante saber se o seu pet pegou alguma pulga ou carrapato, pois neste período é muito comum.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta