Uma equipe da empresa Inovation, do Rio de Janeiro (RJ) contratada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) para realizar a atualização de software e sincronização da sinalização semafórica do quadrilátero central da cidade, trabalha a todo vapor para concluir os trabalhos e dar maior agilidade e fluidez ao trânsito local através da chamada “onda verde”.

Conforme o secretário Lindomar Alves, os trabalhos se iniciaram ainda no final de 2021, com a atualização dos softwares das caixas controladoras de sinal, dispostas no quadrilátero central da cidade compreendido entre as avenidas: Frei Servácio e Dom Wunibaldo e, Rua Fernando Corrêa e Dom Pedro II. Os trabalhos que já avançaram bastante e ultrapassaram a casa dos 90%, devem estar concluídos nos próximos dias.

Na verdade a caixa controladora é composta por várias placas eletrônicas (CPUs) e o conjunto eletroeletrônico faz o controle de tráfego e ciclos de tempo dos semáforos. Cada caixa controladora sincroniza uma quantidade de semáforos numa determinada direção (rua ou avenida). Os equipamentos (placas eletrônicas e softwares) que estão sendo instalados são os mais modernos do mercado e são utilizados em vários países da Europa e América Latina.

Ainda segundo Lindomar, a equipe técnica da empresa contratada, vem trabalhando diuturnamente, inclusive nos finais de semana. E nessa segunda-feira (21), se concentrou no que é conhecido como o maior gargalo do trânsito na cidade (região central), atualizando as três caixas controladoras semafóricas, dispostas na Avenida Marechal Rondon, que sincronizam os semáforos e controlam o trânsito nas confluências das ruas: Arnaldo Estevan, Otávio Pitaluga, Rio Branco e Dom Pedro II com a Marechal Rondon.

Os trabalhos se iniciaram, pela rua Dom Pedro II e Otávio Pitaluga sentido Vila Aurora e região central, e rua Rio Branco sentido Centro – Vila Aurora, e também na confluência da avenida Marechal Rondon com Rua Arnaldo Estevan de Figueredo.

O trânsito local já mostra os sinais positivos das mudanças realizadas. A maioria das artérias principais do quadrilátero central, já estão sincronizadas na onda verde, o que já possibilita maior fluidez no tráfego e maior agilidade no trânsito, evitando as constantes paradas e entraves (engarrafamentos) que eram causados pela falta de sincronia nos semáforos.

A Setrat vem trabalhando fortemente para a melhoria do trânsito local, através da sinalização vertical e horizontal das vias públicas, bem como tem se preocupado com a segurança dos usuários, sejam condutores de veículos ou pedestres.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta