Participantes serão avaliados por meio de provas oral e escrita. Aplicação do exame de proficiência em língua portuguesa ocorre em 7, 8 e 9 de dezembro

As provas para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2021 serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em 95 postos aplicadores, sendo 37 no Brasil e 58 no exterior. Ao todo, são 1.548 estrangeiros inscritos para fazer o exame no Brasil e 3.432 no exterior. Os participantes serão avaliados por meio de provas oral e escrita.

A fim de auxiliar os inscritos na preparação para as provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza, em seu portal, cadernos de tarefas comentadas. O material conta com textos reais, produzidos por participantes da última edição do exame, o que possibilita observar os critérios de avaliação utilizados no exame e os comentários pedagógicos, com as justificativas da nota atribuída a cada texto. Além dos cadernos, também ficam disponíveis áudios, vídeos e provas de edições anteriores. Todo o material é gratuito.

Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o único meio oficial brasileiro para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, além de outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta