A mensagem possui duas variações, com produto específico (single-product message) ou um grupo de até 30 itens (multi-product message). A partir da conversa, é possível criar um carrinho de compras dentro do WhatsApp e enviar a solicitação de compra — não são cobrados custos extras para o uso da funcionalidade.

O pagamento, porém, ainda não é realizado no WhastApp, que conta com links externos em forma de mensagens para direcionar o usuário para o banco ou plataforma de pagamentos.

(Fonte: Mobile Time/Reprodução)(Fonte: Mobile Time/Reprodução)Para enviar a mensagem de produto, é necessário fazer parte de uma conversa — não sendo possível enviá-las como notificações. Além disso, o carrinho de compra é único por usuário e aparelho, o que significa que um carrinho aberto no celular não aparecerá no WhatsApp Web.

Uma vez enviados para o consumidor, os carrinhos de compra não expiram e, em casos de alteração em algum produto ou mudanças de preço, o usuário é informado que o pedido foi atualizado.

Autorização do Banco Central

O Banco Central ainda precisa autorizar para permitir pagamentos de transações comerciais no WhatsApp entre lojistas e consumidores. Por enquanto o recurso de pagamento está limitado a pessoas físicas com valor máximo de R$ 500. Espera-se que a opção de pagamento seja integrada à experiência de compra com as mensagens interativas.

Via | R7
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