O consultor de treinamento e desenvolvimento da Galunion, Glauco Moreno, explica como implantar medidas para espalhar gentileza, encorajar e motivar as equipes do setor de Food Service

Em 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza. Para marcar este mês comemorativo, grupos de diferentes países se reúnem para criar uma corrente de compaixão, generosidade e para inspirar pessoas a serem mais gentis. A ação também envolve gestos na gestão de pessoas no ramo empresarial, tornando o seu negócio um lugar mais gentil, feliz e sustentável. O consultor de treinamento e desenvolvimento da Galunion, Glauco Moreno, explica como implantar medidas, principalmente, no segmento de Food Service, para espalhar gentiliza, encorajar equipes e motivá-las.

“O Dia Mundial da Gentiliza é comemorado no dia 13 de novembro, mas a causa é estendida para todo o mês de novembro com o objetivo de espalhar gentileza com pequenos gestos. Na Galunion, por exemplo, a ação de ser gentil é um dos valores mais poderosos. Buscamos o sucesso permeado por gentileza e acreditamos que pessoas e negócios mais gentis são mais felizes e sustentáveis. Com a retomada do setor de alimentação fora do lar, é essencial encantar e se aproximar ainda mais dos clientes, com hospitalidade e atenção a cada detalhe. Este pode ser o elemento-chave para o sucesso dos negócios de Food Service”, comenta Glauco.

Por onde começar?

Comece com uma atitude de cada vez. O importante é a intenção do seu gesto e a certeza de que isso vai gerar um impacto positivo sobre as pessoas ao seu redor. No entanto, volte-se na direção da sua comunidade, fornecedores, clientes e colaboradores. Para cada um deles, dedique um tempo e comprometa-se em fazer pelo menos uma ação gentil intencional por dia.

Veja algumas ideias simples, mas que fazem uma diferença significativa para o negócio.

1. Gentilezas diárias

Cumprimente, sorria, elogie e agradeça. Além de serem atitudes gentis, correspondem ao ‘momento da verdade’, o encontro entre o cliente e o seu estabelecimento. Trata-se de uma ocasião perfeita para a realização destas gentilezas diárias. Embora os resultados da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia, realizada pela Galunion, em agosto deste ano, mostrem que, apesar de desejar socialização, somente 30% dos consumidores se sentem dispostos a comer em restaurantes e bares, aproveite este mês da gentileza e invista um tempo demonstrando os benefícios da cordialidade à sua equipe. Logo os salões dos restaurantes e as praças de alimentação estarão cheios novamente e o seu negócio precisa estar preparado para atender bem.

Uma dica: convide a sua equipe para dizer sobre as suas experiências em situações nas quais foram gentis ou quando alguém lhes ofereceram uma gentileza, cuidados e compaixão. Estimule-a a contar como se sentiu depois: quais foram os benefícios? O que a gentileza pôde fazer por cada um dos seus colaboradores? Valorize cada depoimento. Utilize os exemplos para encorajá-los a serem mais gentis em seu dia a dia, com o seu trabalho e com os clientes nos atendimentos. Enfatize que, em atendimento, todos terão o seu ‘momento da verdade’ e esta é uma oportunidade única para realizar uma assistência fantástica e surpreendente, daquelas que impressionam pela dedicação recebida. Incentive sua equipe a impactar o dia de alguém com um gesto gentil. Isso mudará o dia de todos e você verá como a gentileza é contagiosa!

2. Fortaleça laços

Responda aos comentários nas redes sociais, envie mensagens de texto, e-mails, faça um telefonema ou convide clientes, fornecedores ou uma pessoa de sua equipe para um café. Deixe que saibam: você e seu negócio apreciam estar perto e valorizam esse relacionamento. Pode ser um e-mail reconhecendo a parceria, uma mensagem escrita à mão em um bilhete ou na embalagem do pedido enviado pelo delivery, com cumprimentos e mensagens carinhosas, divertidas e positivas. Também aproveite para agradecer. Gentileza e gratidão servem à mesma causa.

3. Valorize o sustentável

Busque parcerias com pequenos produtores e fornecedores locais que estão genuinamente engajados com sustentabilidade e agindo agora. Neste sentido, vale lembrar que os resultados da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia mostraram que estão entre as TOP 5 tendências gastronômicas: produtos de fornecedores locais ou artesanais e produtos ecologicamente sustentáveis. Igualmente, em respostas às ações que valorizam a marca e influenciam na decisão de compra, para 64% dos consumidores é importante o uso de produtos, processos e embalagens que respeitem o meio ambiente; 62% preferem empresas que ajudam a combater a fome na sua comunidade; 46% decidem por empresas que garantem diversidade na sua equipe, dando oportunidades para todos; e 34% apreciam empresas que oferecem alternativas para o seu cliente participar de campanhas sociais ou ambientais da sua empresa.

Portanto, o compromisso social, econômico e ambiental são responsabilidades que se destacam como tendência para um interesse maior dos consumidores ao buscar por marcas que se preocupam com ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português) e que se comunicam com autenticidade. Por fim, é importante refletir sobre como os negócios em alimentação podem ser mais gentis, ou seja, esta é também uma maneira de comemorar o mês da gentileza. Inspire-se e aproveite ao máximo o mês mundial da Gentileza, afinal, ‘gentileza gera gentileza’ sempre!

Sobre a Galunion

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta