A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua a estabelecer marcos para o enfrentamento da pandemia. Com uma nova distribuição de vacinas Covid-19 da Pfizer para todo o país, o Ministério da Saúde conclui o envio de segundas doses da farmacêutica americana para a população adulta de todos os estados e ao Distrito Federal.

A entrega de doses para a finalização do ciclo vacinal com a Pfizer é parte da distribuição de 3,9 milhões de doses nos próximos dias. Além das doses para complementar o esquema vacinal de brasileiros com mais de 18 anos, as unidades também são destinadas à imunização de adolescentes.

A aplicação da segunda dose das vacinas Covid-19 deve ser realizada independente da Unidade Federativa ou município em que a primeira dose foi aplicada, garantindo assim o esquema vacinal de toda a população brasileira. Em casos de excepcionalidade, o estado deverá enviar relatório ao Ministério da Saúde com as informações necessárias para reanálise da distribuição.

Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão na 68ª Pauta de Distribuição, disponível aqui.

O Ministério da Saúde também já concluiu a distribuição de doses para conclusão do esquema vacinal de brasileiros com mais de 18 anos com a Astrazeneca. Além disso, a Pasta enviou imunizantes para vacinar com a primeira dose ou dose única toda população brasileira acima de 18 anos. A Pasta obedece critérios para equiparar a cobertura vacinal dos estados de acordo com a população.

Campanha de Mega Vacinação

Mais de 21 milhões de pessoas ainda precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose das vacinas Covid-19. Em uma mobilização nacional em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems), o Ministério da Saúde irá fazer uma força-tarefa de 20 a 26 de novembro para reforçar vacinação com a dose dois e com a dose de reforço. Os postos de vacinação em todo país estarão preparados para intensificar a imunização dos brasileiros.

Cenário da vacinação

Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 356,7 milhões de doses para todo o país. A primeira dose já chegou para mais de 157,4 milhões de brasileiros, o que representa 88,9% da população-alvo. E 128,5 milhões de brasileiros já completaram o ciclo vacinal com as duas doses ou a dose única da vacina, o que representa 72,6% do público-alvo de 177 milhões de pessoas.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta