Documento orientará os participantes para o Enem (versões impressa e digital), que será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro

A primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital — ocorrerá nos dias 21 e 28 de novembro. O Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes dessa aplicação já está disponível na Página do Participante. No caso dos inscritos que farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, o documento será disponibilizado em data a ser divulgada mais próxima da aplicação do exame.

O cartão de confirmação informa número de inscrição, data, horário e local da prova. Também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que o inscrito leve o cartão no dia da prova.

Para acessar o cartão de confirmação, o participante precisa estar cadastrado na plataforma do Governo Federal (gov.br) e ter em mãos seu login único e senha de acesso. Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

Confira o passo a passo para visualizar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição:

  1. O primeiro passo é acessar a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
  1. Na tela seguinte, basta inserir o número do CPF, clicar em “Continuar”, informar a senha única e apertar o botão “Entrar”.
  1. Já na Página do Participante, a esquerda da tela, selecionar o menu “Local de Prova”.
  1. Em seguida, confirmar com o assistente virtual a opção “Local de Prova”.

Pronto. O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição do participante que fará o Enem 2021 em novembro. Para imprimir, basta rolar a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Segunda aplicação – Os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição de 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Via | Assessoria INEP
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta