Secretários municipais e diretores das escolas devem responder os formulários, até 23 de dezembro, por meio do Sistema Saeb. Cerca de 70 mil escolas serão avaliadas neste ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta quarta-feira, 13 de outubro, o período para preenchimento dos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Com isso, os secretários municipais e diretores das escolas já podem responder os formulários eletrônicos, por meio do Sistema Saeb. O prazo vai até 23 de dezembro.

Os questionários dos diretores abordam aspectos relacionados ao perfil e à experiência dos gestores escolares, além de contemplar as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura das escolas. No caso dos secretários, as perguntas se referem ao funcionamento das redes de ensino. Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participarão do Saeb neste ano.

As escolas públicas (com mais de 10 alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática. Também há uma amostra de escolas particulares e outra de escolas públicas e particulares (2º ano do fundamental) nestas disciplinas. O Saeb 2021 ainda avaliará, amostralmente, o 9º ano (ciências humanas e ciências da natureza) de públicas e particulares.

Educação infantil – Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, será amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.

Agendamento – Entre 18 de outubro e 5 de novembro, o Inep agendará a aplicação dos testes e questionários em papel para professores e alunos das escolas que oferecem o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e a 3ª ou a 4ª série do ensino médio. O contato será feito pela Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora da avaliação. O Inep estima aplicar os testes e questionários para mais de 6 milhões de alunos. As provas do Saeb 2021 serão realizadas no período entre 8 de novembro e 10 de dezembro.

Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira a Portaria do Saeb 2021 Acesse o Sistema Saeb Saiba mais sobre o Saeb

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)