“Quando Sonia me falou do projeto Oi Alice II começamos a temática falando de problemas, de um problema social que é a violência. Mas o que se apresentou no filme é falar de soluções, de empoderamento, do que empreende e traduz a necessidade do que precisamos viver neste momento tão diferenciado que enfrentamos pós-pandemia. É transformar problemas em soluções”, explica.
É DE CHAPADA
O projeto É de Chapada conta com um time de mulheres empreendedoras e visionárias dispostas a quebrar barreiras sociais em busca de melhores condições de vida e reconhecimento.
Especialista em planejamento estratégico, Cláudia Maria Borges, coordenadora e uma das idealizadoras do projeto, explica que as ações estimulam a economia criativa e o fomento do comércio local, possibilitando a autonomia e o empoderamento das mulheres, em especial, as quilombolas, residentes na periferia do município e muita vezes vítimas de violência.
“Estou feliz em poder ajudar essa comunidade a resolver e contribuir com as suas demandas, presentes em seus indicadores, como por exemplo, o índice de violência, a quantidade de pessoas que sobrevivem com até meio salário mínimo. Mas um município de pessoas extraordinárias, de belezas raras e que precisam, sim, de inovação, e é o que o projeto oportunizou”, frisa Cláudia.
Uma das ações, “Tecendo o Amanhã”, visa a criação de uma marca de produtos que irão atender as mulheres quilombolas em situação de vulnerabilidade social, valorizando a sustentabilidade na região. A produção de uma cerveja exclusiva feita pelas mulheres quilombolas, em parceria com a Cervejaria Xaraés, integra essas ações.
Segundo Cláudia, os idealizadores, em conjunto com a Sociedade Civil Organizada, elaboraram os projetos e buscaram parceiros para ajudar a colocar em prática o desenvolvimento dos produtos, que devem beneficiar seis comunidades quilombolas de Chapada, dentre elas, a Lagoinha de Baixo.
“A cerveja será produzida por elas e para elas, com a finalidade de valorizar essas mulheres, atendendo a agricultura familiar, sem intermediários, com a ajuda da iniciativa privada, mas com as características de sustentabilidade, não podemos nos esquecer das mais de 400 cachoeiras de Chapada e que temos que cuidar desse espaço, porque se não, não teremos mais turismo, nem água para beber”, salienta.
LE DONNE DELL’AGRO
O empresário Gustavo Alexandre Grossi, CEO do Grupo Fienile, também parceiro do projeto É DE CHAPADA apresentou uma prévia do evento Le Donne Dell’Agro, que vai acontecer em Foz do Iguaçu (PR), no dia 26 de novembro, voltado para as mulheres do agronegócio.
Mulheres que se destacam no Brasil dentro e fora do Agronegócio estarão presentes: Marcia Piatti – produtora rural de grãos e sócia-proprietária da Fazenda Quatro Filhas, em Céu Azul/PR; Talita Cristina Pereira – Coordenadora do Movimento Agroligadas no Paraná; Terezinha Busanello Freire – Coordenadora Estadual do programa de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR – EMATER (IDR-Paraná); Lays Amaral – Mestre em Gestão Sustentabilidade e Tecnologias e diretora de comércio e serviços da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (ACIFI); Marina Silva – deputada federal pelo Piauí e Rosa Jeronymo – primeira dama de Foz do Iguaçu, PR.
São personalidades que representam e inspiram outras mulheres que estão ocupando seu espaço também no Agronegócio, tradicionalmente dominado por homens, deixando assim o papel de coadjuvantes para se tornarem protagonistas de grandes histórias de sucesso e conquistando a posição de quem também toma as decisões. Elas já somam mais de 31% da liderança de propriedades rurais brasileiras, segundo a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
Via | Assessoria Fotos | Val Fernandes
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