O mercado está em constante evolução, levando as empresas à necessidade de inovar, mudar e se adaptar a todo momento. Com o avanço da tecnologia, o conceito de comunicação integrada é a grande tendência a ser consolidada pelas organizações que desejam se destacar e garantir o sucesso no negócio. As agências de marketing e comunicação integrada enfrentam o desafio de transformar esta ação em realidade e conquistar cada vez mais espaço no mercado para seus clientes.

Uma boa comunicação, interna e externa, de uma organização é essencial para alcançar o sucesso, prestígio e pertencimento na sociedade, independente do porte da empresa. Uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno), mostra que falhas de comunicação causam problemas para a produtividade e a saúde dos colaboradores. O levantamento foi realizado com 403 executivos dos Estados Unidos, os resultados revelam que 44% dos entrevistados relatam que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos, 18% afirmam que as falhas levaram à redução das vendas. E esses problemas também contribuíram para estresse (52%) e desânimo (31%).

Portanto,manter um bom diálogo interno, usar a multicanalidade e estreitar a relação com os clientes online e offline são essenciais para os dias atuais. As marcas precisam falar com o seu público-alvo, se comunicarem cada vez melhor para gerar conexão com as pessoas. A humanização das empresas é fundamental para manter o contato com os clientes.

A Associação Americana de Marketing define o conceito de Comunicação Integrada como um processo estratégico para garantir que todas as formas de contato da organização com o cliente para divulgar produtos, serviços ou a empresa, sejam relevantes para o receptor.

Diante do desafio da disputa de atenção, quais são as vantagens da Comunicação Integrada? São diversos os benefícios para a organização, alguns pontos que se destacam são: o fortalecimento do posicionamento no mercado, reforçando a imagem que é transmitida ao público; o aumento das ações de marketing, promovendo uma melhor fixação da marca na mente das pessoas; a multicanalidade, quanto mais canais, maior abrangência e atuação em seu ecossistema; aumento da receita, mais pessoas recomendando o produto e oportunidades de negócios e a integração de equipes, o trabalho flui com mais agilidade e assertividade.

O processo inicial para o desenvolvimento da marca é analisar o atual posicionamento da empresa, realizando um diagnóstico da situação presente para projetar como gostaria de estar no futuro. A transição para a comunicação integrada é a visão estratégica dos executivos para o caminho a ser seguido em cumprimento aos objetivos da organização.

Desenvolver valores de sustentabilidade, diversidade e inclusão também são fatores que a audiência leva em consideração no momento de simpatizar com a marca. Um dos pilares da agência é promover estes princípios para as companhias de forma prática, com as produções de suas campanhas.

Sobre a MCM Brand Experience

A MCM Brand Experience é uma empresa que comunica diversidade, inclusão e sustentabilidade de seus clientes na prática, sendo uma agência de marketing e comunicação integrada. Há 23 anos, fundada por Mônica Schimenes, abraça o desafio da pluralidade de ideias e de pessoas no cotidiano. Possuem o selo Lado B, com os compromissos de sustentabilidade, equidade nos recursos humanos, comunicação acessível e inclusiva e rede de negócios sociais. Nesses anos de história, a MCM atende mais de 200 marcas, dentre elas: BASF, IBM, Suvinil, Google, ClearSale, Staedtler, Vedacit, Dell, entre outros.

Via | Renata Ankowski, formada em Administração de Empresas, pós-graduada pela PUC-AR e especialista em gestão de projetos pela ESPM, PMO Agile, Design Thinking e Service Design, atua há mais de 14 anos com grandes multinacionais em diversas áreas, aplicando gestão estratégica. Ajuda empresas a transformarem ideias em ação, manifestando resultados através de pessoas. Se dedica a fazer um mundo melhor, sendo otimista e realista. É comprometida em construir o futuro através da inovação, liderança, marketing, intuição e inspiração. Atualmente é COO na MCM Brand Experience e apaixonada pela natureza e meditação.
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