O Corpo de Bombeiros Militar, a Força Nacional e a Brigada Sesc Pantanal combatem nesta terça-feira (21) o incêndio que avança há vários dias na região de Nobres. Segundo informações do Sesc Pantanal, o fogo já está próximo ao Parque Sesc Serra Azul, unidade de onde é possível ser visto.

A mobilização envolve 32 pessoas, caminhões pipa e uma aeronave airtractor, que transporta cerca de 1.500 litros de água para ser lançada em pontos estratégicos, já que a área de Cerrado é formada por muitas serras de difícil acesso.

De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, a equipe está acompanhando pelo sistema da NASA, que aponta que o incêndio começou do outro lado da serra e tem avançado.

De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, o fogo chegou pelo outro lado da serra. — Foto: Sesc MT

De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, o fogo chegou pelo outro lado da serra. — Foto: Sesc MT

Ele afirma que a união das equipes neste momento é fundamental para que o incêndio possa ser controlado o mais rápido possível.

O Parque Sesc Serra Azul tem mais de 5 mil hectares e é um parque de aventura onde fica um dos principais atrativos da região turística de Nobres, a Cachoeira Serra Azul.

A presença da onça-pintada e o gavião-real no parque são os principais indicadores da importância da área para a conservação da biodiversidade no Cerrado mato-grossense.

O fogo vem avançando há dias na região de Nobres — Foto: Sesc MT

O fogo vem avançando há dias na região de Nobres — Foto: Sesc MT

Somente nos últimos quatro anos, cinco espécies ameaçadas foram avistadas na área de 5 mil hectares, que representa um refúgio diante da perda de habitat pelo desmatamento, caça e captura para criação em cativeiro.

O parque existe há nove anos e, neste período, 15 espécies ameaçadas já foram registradas.

O Cerrado é conhecido por ser a caixa d’água do Pantanal, pois é onde se encontram as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. Localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, o Parque Sesc Serra Azul colabora para a conservação do Pantanal.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)