O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê altas temperaturas e chuvas isoladas ao longo desta semana em Cuiabá. A temperatura pode chegar até 42°C na capital e, apesar das chuvas isoladas, a umidade relativa do ar pode chegar a 10%.

De acordo com a previsão meteorológica do Inmet, nesta segunda-feira (13), os termômetros devem ficar entre 29°C e 41°C. A umidade relativa do ar pode chegar a 15%, já no nível de estado de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta terça-feira (14) deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite, o que irá influenciar na umidade relativa do ar, que terá leve aumento e ficará entre 20% e 55%. A temperatura deve chegar até 40°C.

Na quarta (15) e na quinta-feira (16), os termômetros devem marcar mínima de 26°C e máxima de 40°C e chuvas isoladas devem cair na capital.

Sexta-feira (17) deve ser o dia mais quente e seco da semana. A temperatura deve chegar a 42°C, com mínima de 28°C. A umidade deve ficar em 10%, estado de emergência.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.

Chuvas em MT

Em Mato Grosso, 38 municípios estão com alerta amarelo, de perigo potencial para chuvas intensas nesta segunda-feira (13).

Entre eles estão Colniza, Vera, Santa Carmem, Peixoto de Azevedo, Juara, Colíder e Apiacás.

O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, de 40 km/h a 60 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Via | G1
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta