Modelo está em processo de certificação para começar a voar no Brasil com quatro aeronaves provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile

Primeira aeronaves já se encontra em Guarulhos aguardando finalização dos trâmites para nacionalização de acordo com regulamentação da ANAC  

Primeiro voo está previsto para setembro em rota doméstica como parte do processo de certificação do avião,  que terá uso prioritário para rotas internacionais 

Modelo irá oferecer uma eficiência de 50% em custos de treinamento e contingências para a empresa, que aproveitará 200 pilotos e 900 comissários de bordo do 777 para operação com o 787 Dreamliner

Em mais um passo para a retomada no Brasil, a LATAM anuncia que deve voar a partir de setembro com um novo modelo de aeronave na frota do País, o Boeing 787 Dreamliner. Com isso, a companhia será a primeira aérea do Brasil a operar este avião no território nacional, após término do processo de certificação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). 

Ao todo, serão 4 aeronaves provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile destinadas às operações no Brasil, sendo que a primeira já se encontra em Guarulhos, onde aguarda a finalização dos trâmites para a nacionalização do modelo – hoje com matrícula chilena – de acordo com regulamentação da Agência de Aviação Civil. Essa aeronave pertence ao Grupo LATAM, que atualmente conta com 23 unidades em sua frota.

O voo com a primeira aeronave está previsto para  27 de setembro em rota doméstica de São Paulo/Guarulhos para Manaus como parte do processo de certificação do modelo no País.

A LATAM programou para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo internacional do Boeing 787 com passageiros na rota São Paulo/Guarulhos-Madri. Os novos modelos de aeronaves serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

“A decisão de colocar em operação no Brasil um modelo que já era utilizado pelo Grupo vem para gerar mais eficiência para as operações internacionais, que terão agora uma única frota – a  da família Boeing, com os 767, 777 e 787. Isso vai deixar a companhia mais competitiva para a volta desse mercado”, explica Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

A eficiência apontada por Jerome resulta ainda no aproveitamento de pessoal. Com uma frota única de wide-bodies da Boeing, a companhia poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operar o 787 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais precisam apenas realizar um treinamento curto e específico para capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

“Teremos 50% de redução no custo de treinamentos recorrentes de pilotos e comissários e também com as tripulações de backup, em comparação com modelos que exigem habilitação diferente. O movimento também está atrelado à melhoria operacional para contingências, em caso de troca de aeronaves, por exemplo, e também nos índices operacionais da empresa, como o OTP (on-time performance)”, complementa Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil. 

A LATAM já realizou o treinamento de simulador dos pilotos no Chile, na CAE Santiago (centro de treinamento terceirizado). Dessa forma,  estes tripulantes já estão aptos para voar o Boeing 777 e o Boeing 787 Dreamliner no País. Atualmente, mais de 200 profissionais já foram treinados e cerca de 80 comissários passarão por treinamentos a cada mês.

A LATAM Brasil conseguirá voar este modelo no País graças ao acordo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) do Brasil e do DGAC (Dirección General de Aviación Civil) do Chile, onde é possível realizar o intercâmbio de aeronaves de um mesmo grupo, desde que sejam operadas em território com pilotos nacionais daquela localidade. Para isso, a LATAM precisará apenas ter um avião do modelo matriculado no Brasil, que será essa primeira aeronave que se encontra em Guarulhos.

Hoje, a LATAM Brasil possui 149 aeronaves em sua frota. Veja os detalhes aqui.

Ficha técnica – Boeing 787 Dreamliner

Nome: Boeing 787-9

Fabricante: Boeing

Capacidade: 313 passageiros

Comprimento: 62.82 metros

Largura: 5.49 metros

Envergadura: 60.17 metros

Altura: 16.8 metros

Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas

Motores: 2 Rolls-Royce Trent1000J2

 

Nome: Boeing 787-8

Fabricante: Boeing

Capacidade: 250 passageiros

Comprimento: 57 metros

Largura: 5.74 metros

Envergadura: 60 metros

Altura: 17 metros

Peso máximo de decolagem: 227.9 toneladas

Motores: Rolls-Royce Trent1000

Via | Assessoria Latam
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