Na próxima sexta-feira (10), a Prefeitura de Rondonópolis começa a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Os primeiros contemplados são os idosos acima de 90 anos que tomaram a segunda dose do imunizante há no mínimo seis meses.

O anúncio foi feito pelo prefeito José Carlos do Pátio, junto do secretário da Saúde, Vinicius Amoro, durante coletiva de imprensa realizada, no Palácio da Cidadania, nesta quarta-feira (8). “Primeiro, nós vamos vacinar os idosos  acima de 90 anos”, disse o prefeito. A medida tem como objetivo manter os níveis de imunização, principalmente para quem tem mais idade.

A aplicação da terceira dose foi orientada pelo Ministério da Saúde para idosos com mais de 70 anos que receberam a segunda dose a mais de seis meses e em pessoas  imunossuprimidas, após 28 dias da segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde  informa que é necessário, porém, aguardar a convocação para se dirigir a um local de vacinação. Observa ainda que a  ampliação da aplicação da terceira dose para estes públicos será de forma gradativa, condicionada ao recebimento de novas remessas de vacinas.

CRONOGRAMA

Para aplicar a dose adicional em idosos com 90 anos ou  mais, a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar cinco pontos de vacinação: Centro de Saúde Conjunto São José, ESF Pedra 90, ESF André Maggi e o posto instalado no campus da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). As vacinas serão ofertadas nestes locais das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.

REPESCAGEM

O cronograma de vacinação segue com o trabalho de repescagem para a aplicação da primeira dose. No sábado (11),  será realizada a imunização de pessoas com 18 anos na Central de Vacinação, localizada no Jardim Santa Marta, das 8h às 18h.

ADOLESCENTES

Ainda de acordo com  prefeito, o município começará na sexta-feira (10) vacinação de pessoas de 17 anos com comorbidades  ou deficiência permanentes. “Vamos intensificar a aplicação da segunda dose e também a repescagem para imunização das pessoas com mais de 18 anos que ainda não se vacinaram”, assinalou.

A aplicação da primeira dose para as pessoas de 17 anos com comorbidades  ou deficiência permanentes será na C.S Cohab, C.S São Francisco, ESF Serra Dourada, das 8h às 10h30 às 13h às 16h. Para se vacinar, será necessário apresentar comprovante médico.

EM MASSA

José Carlos do Pátio destacou que a  vacinação em massa da população é a saída segura dessa pandemia. “A única solução  é a imunização em massa.  A vacina no braço do cidadão é  único caminho para gente vencer o coronavírus”, destacou prefeito.

Ele comemorou o aumento da procura pela vacina de pessoas com mais de 18 anos nos últimos dias. “Estou muito feliz, após a publicação do último decreto (apresentação da carteira de vacinação para acessar estabelecimentos públicos e privados) mais de 16 mil pessoas foram vacinadas. Estamos conseguindo avançar no sentido de fazer uma vacinação em massa da nossa população”.

SEGUNDA DOSE

Para quem já tomou a primeira dose, o secretário Vinicius Amoroso alertou para a importância de tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. Pois, segundo os especialistas, quando a pessoa não completa o ciclo de vacinação, tomando a segunda dose quando é recomendada, ela não tem a imunização esperada e fica mais propensa à infecção.

“A imunização só é completa o ciclo, quando se toma as duas doses. Por isso, pedimos a todos os rondonopolitanos que já tomaram a primeira dose que fiquem atentos e compareçam aos locais de vacinação para tomarem a segunda dose”, conclamou o secretário.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta