Após reunião do Comitê de Crise junto a Prefeitura de Rondonópolis, onde ficou determinada a apresentação de comprovante de vacina Covid-19 para adentrar o estabelecimento comercial, saiba como ter o comprovante que já é automaticamente registrado na base de dados do SUS.

A plataforma pode ser acessada diretamente na internet, por meio do site do Conecte SUS, ou baixando o aplicativo nas lojas de app do celular.

Ele está disponível nos sistemas Android e IOS. Para o primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro e, nos demais, basta inserir o CPF e uma senha.

O mesmo não é possível ser falsificado. Visto que, no momento de registro da plicação de vacina Covid-19, é registrado no banco de dados.

O comprovante entregue ao cidadão constam informações importantes.

Para saber o dia previsto para a segunda dose e o fabricante da vacina tomada, o cidadão pode olhar no comprovante recebido no dia da imunização.

Mais de 75% dos brasileiros adultos já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para completar a imunização é necessário ficar atento ao período de recebê-la. Cerca de 107 milhões de brasileiros aguardam o reforço.

É possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pelo celular com o aplicativo Conecte SUS para Android e iPhone (iOS).

A plataforma do Governo Federal é uma alternativa para quem precisa comprovar que está vacinado. O documento é exigido para fazer viagens internacionais e até mesmo para alguns compromissos sociais.

O certificado conta com todos os dados sobre a vacina, como o lote, o laboratório fabricante, o local de vacinação e o código do profissional de saúde de aplicou o imunizante. Para acessar o aplicativo, o usuário precisa ser cadastrado no portal Gov.br, plataforma unificada de serviços do Governo do Brasil.

A seguir, veja como acessar seu certificado de vacinação pelo Conecte SUS.

Passo 1. Crie seu acesso no sistema SUS Cidadão com credenciais do GOV.BR. Agora, abra o Conecte SUS no celular, informe o número do seu CPF e toque no botão “Avançar”. Em seguida, digite sua senha na plataforma e toque em “Entrar”;

Ação para logar da plataforma Conecte SUS no celular — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Toque sobre a opção “Vacinas”. Nesse momento, o sistema apresentará uma descrição curta de sua dose da vacina. Toque sobre esse quadro para avançar;

Ação para acessar informações sobre vacinação no app Conecte SUS — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Confira as informações sobre sua vacina, como a data de aplicação, o laboratório fabricante, lote, o estabelecimento em que foi aplicada e o código do profissional que aplicou a vacina. Em seguida, pressione o botão “Certificado de Vacinação”. Nesse momento, será emitido o Certificado Nacional de Vacinação Covid 19. Selecione o ícone abaixo para emitir o QR Code de validação;

Ação para gerar o registro de vacinação Covid no app Conecte SUS — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Você pode usar esse código para que seu certificado seja validado por outras pessoas através de um smartphone. Pressione o ícone de compartilhamento, no canto superior direito da tela, para que o aplicativo crie um documento compartilhável PDF do certificado. Para avançar na opção, toque sobre o ícone de seta no canto superior direito da tela;

Ação para emitir o certificado de vacinação da Covid 19 no Conecte SUS app — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 5. Use as opções de compartilhamento para apresentar seu certificado para outras pessoas por redes sociais, mensageiros ou por e-mail.

Ação mostra as opções de compartilhamento do certificado de vacinação da Covid 19 no app Conecte SUS — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Via | Redação  Fotos | Internet TechTudo
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta