anta

A 2ª Cia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis, realizou o resgate de um filhote de Anta.

O animal foi enviado para a unidade militar, onde está recebendo os cuidados necessários para em seguida, devolvê-lo ao seu habitat natural.

VOCÊ SABIA?

A anta [Tapirus terrestris] é o maior mamífero terrestre da América do Sul, em especifico, a anta brasileira mede em torno de 2 metros de comprimento, e pesa cerca de 300 quilos.

Ela é muito tímida, e precisa de espaço para viver, por isso, é considerada vulnerável à extinção, é um animal solitário, que sai à procura de um parceiro apenas na época reprodutiva, emitindo alguns sons para localizá-lo.

Seu ciclo reprodutivo é lento por ser longo (a gestação dura de 13 a 14 meses) e tem geralmente apenas um filhote. Ele nasce com coloração diferente dos adultos, possuem listas brancas, que vão desparecer em torno dos 6 meses de idade.

Nascem com 7 a 9 Kg e vão permanecer com as mães até um ano.Este animal quando assustado corre pela mata ou salta na água, é ágil em áreas abertas ou fechadas e ótima nadadora.

Considerada o maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta brasileira necessita de grande quantidade de plantas, frutos e até cascas de árvores para sustentar seus quase 300kg, tem o hábito noturno, forrageando alimento durante a noite e descansando durante o dia.

Sendo assim, a proteção das unidades de conservação são prioridades para viabilidade populacional deste animal.

O esforço em projetos de pesquisas e ações de conservação tem aumentado para esta espécie, o que contribui para a conservação também das florestas.

2ª Cia Independente de Policia Militar Ambiental, em defesa da vida, protegendo o meio ambiente.

Disque denúncia: (66)98467-7838

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta