Final de tarde desta quinta-feira (26) diversos avisos e alertas sonoros intermitentes movimentaram a Prefeitura Municipal, durante uma simulação de incêndio, durante a aula prática na conclusão do curso da primeira turma de servidores qualificados para compor a Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio do Paço Municipal.

Segundo informações, por conta da pandemia e da premente necessidade de ações de biossegurança, a primeira turma de servidores de diversas pastas foi composta por 12 pessoas, que receberam instruções e treinamentos teóricos, e que culminaram com a parte prática realizada através da simulação de um incêndio.

Conforme o instrutor Railton Kleber Tenório, outras duas turmas deverão ser formadas nas próximas semanas, totalizando 42 brigadistas na prefeitura.

Preocupada com a segurança de seu maior patrimônio, os servidores; a Prefeitura procurou atender a todas as exigências da legislação de prevenção e combate a incêndios, criando uma “casa de bombas de combate a fogo”; instalou equipamentos como extintores, mangueiras, hidrantes etc, para no caso de uma eventualidade, a Brigada Contra Incêndio intervir de imediato e minimizar os danos, efetuando o primeiro combate ao fogo, evacuando as pessoas do prédio, prestando os primeiros socorros e evitando que as chamas se alastrem e provoquem um dano maior, até a chegada do Corpo de Bombeiros.

FORMAÇÃO DA BRIGADA

O curso de formação da brigada foi ministrado durante três dias, onde no primeiro dia os futuros brigadistas aprenderam noções de primeiros socorros na parte de incêndio; no segundo dia foram realizadas ações práticas de primeiros socorros e, no terceiro dia (ontem 26), aconteceu a simulação de um incêndio, onde após acionado o sistema de alarme de fogo, a Brigada Contra Incêndio interveio, orientando a evacuação e desocupação controlada do prédio, para evitar tumulto e pânico.

Durante a simulação de combate ao fogo propriamente dito os brigadistas utilizaram extintores e o sistema de hidrante, acionado por bombas e mangueiras da Prefeitura. Muito atento aos movimentos, o coordenador da Defesa Civil João Garcia (João mototáxi) acompanhou as ações dos brigadistas.

Para o instrutor, o aproveitamento conseguido foi bastante satisfatório, e a municipalidade enfim atende às exigências da legislação de segurança, e prevenção a incêndios.

Via | Assessoria   Fotos | Kawê Pires
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta