A equipe da Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura na quadra da Escola Municipal Dulcinéia Cascão onde recebeu cerca 100 pessoas interessadas em realizar cirurgias de vasectomia e laqueadura. O mutirão de atendimento fazer parte do programa Saúde Até Você que está levando serviços públicos de saúde para diversas regiões da cidade.

Homens e mulheres que demonstraram interesse em passar pelo procedimento fizeram um cadastro e assistiram a uma palestra sobre planejamento familiar. Todo o trabalho é desenvolvido com a seleção de pessoas que atendem os critérios da legislação sobre o assunto e também passam por uma avaliação clínica geral para verificar as condições dos futuros pacientes.

Ali mesmo no local, os interessados foram atendidos por uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Somente após a avaliação de todos esses especialistas é que os proponentes vão saber se estão aptos para continuar no processo e concluir a adesão ao programa de planejamento familiar.

O município já vinha realizando esses procedimentos rotineiramente, mas por conta da pandemia foi precisar parar. Com isso formou-se uma fila grande pelos interessados que deve ser reduzida e até zerada, conforme informou a psicóloga de planejamento familiar, Cristina Lopes.

Outro mutirão com esse mesmo objetivo está marcado para acontecer amanhã (28) para atender os moradores da região das chácaras Globo Recreio.

Via | Assessoria   Foto | Wheverton Barros
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta