A ONG “É o Bicho MT” divulgou nesta quarta-feira (25) fotos de animais queimados em incêndios e citou que são vítimas do fogo que atinge os municípios de Jaciara e Dom Aquino, entre eles uma onça-pintada que está carbonizada e com parte dos membros amputados.

No entanto, em nota emitida nessa quinta-feira (26), o Corpo de Bombeiros de MT informa que as imagens não foram registradas no estado, mas sim em Mato Grosso do Sul, na segunda-feira (23), durante incêndio no município de Bela Vista:

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) esclarece que se trata de fake News imagens de animais mortos no incêndio florestal que atinge o município de Dom Aquino, em Mato Grosso, desde a última quinta-feira (19.08). As imagens, que circulam nas redes sociais, na verdade foram registradas pelos bombeiros de Mato Grosso do Sul, na segunda-feira (23.08), durante incêndio no município de Bela Vista (317 km de Campo Grande). Os militares do Comando Regional Bombeiro Militar – II, que trabalham no combate às chamas, em Dom Aquino, não acharam nenhum animal morto ou realizaram salvamento de algum bicho machucado pelo fogo.

Desde o ano passado, os voluntários da instituição vem fazendo campanhas para arrecadar alimentos, remédios e água para ajudar os animais que sofreram com as queimadas do Pantanal.

De acordo com a presidente da ONG, Jenifer Gonçalves Larrea, neste ano, o grupo já começou a se mobilizar e a se planejar para prestar ajuda, com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

“É desesperador ver que as autoridades responsáveis não aprenderam com a tragédia do ano passado. Enquanto não tivermos conscientização, planejamento, prevenção, será assim, um desastre maior que outro até não sobrar nada. Estamos organizando toda a parte de arrecadação e logística para dar apoio a Sema”, contou.

Ainda segundo a presidente, é preciso agir logo.

“Precisamos de atuação imediata, efetiva, assertiva. Quanto mais tempo esperar, mais perdas teremos. Além disso, precisamos identificar os responsáveis por isso e ter punições mais severas”, disse.

O incêndio tem avançado nas fazendas do município de Dom Aquino há quase uma semana.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro fazendas foram atingidas pelo fogo.

Incêndio atinge uma área de fazendas em Dom Aquino há quase uma semana e é combatido por bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
Incêndio atinge uma área de fazendas em Dom Aquino há quase uma semana e é combatido por bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

Os bombeiros tentam controlar as chamas para evitar que chegue em outras fazendas da região.

De acordo com os militares, o incêndio de grandes proporções ameaça chegar em moradias dos trabalhadores das fazendas.

Outros incêndios são registrados em Mato Grosso, entre eles na região do Pantanal, em Cáceres.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)