Declaração poderá ser anexada até 30/8, no Sistema RNC. Documento é obrigatório para confirmar inscrição de docentes na rede que certifica aplicação do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu o sistema da Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os docentes anexarem a declaração de docência. Envio da documentação agora poderá ser realizado até a próxima segunda-feira, 30 de agosto. A declaração é obrigatória para a confirmação da inscrição.

Para enviar documentação, o professor deve acessar o Painel de Acompanhamento do Sistema RNC, selecionar a função Edição de Dados e preencher a declaração de docência, com nome, CPF, matrícula, cargo, secretaria de Educação em que está vinculado, nome da escola em que atua, turno(s), número de turmas, carga horária total, local e data. Em caso de professores que atuam em mais de uma escola, a declaração deve ser preenchida com as informações do local em que o profissional trabalha com a maior carga horária.

A declaração de docência deve estar assinada pelo docente e pelo diretor ou o gestor da escola pública estadual ou municipal em que o professor trabalha, no formato PDF e com tamanho máximo de 2 MB. Vale ressaltar que o Sistema RNC não está aberto para novas inscrições, apenas para os docentes já inscritos na rede anexarem a declaração exigida em edital.

Certificação de procedimentos – Entre outras atribuições, os integrantes da RNC são responsáveis por certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem. Também devem registrar, em sistema eletrônico, as informações coletadas e informar ao Inep possíveis inconsistências identificadas.

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Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep
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