Parceria entre unidade e gestão municipal irá beneficiar a comunidade no combate à pandemia

A partir desta quinta-feira (24) a Unic Rondonópolis – Ary Coelho passa a ser um ponto de aplicação da vacina contra a Covid-19. A parceria da unidade com a Secretaria Municipal de Saúde, tem o intuito de atender às demandas locais e regionais, contribuindo no combate da pandemia. Os moradores de Rondonópolis devem acessar o site da Prefeitura para olhar a data e o horário de agendamento da vacinação, atentando-se ao grupo prioritário em que se enquadram.

A aplicação das doses, disponibilizadas pela gestão de saúde da cidade, será feita na sala D4, das 8h às 16h e envolverá todos os cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia). Ao todo, a Unic disponibilizará 110 pessoas, entre alunos e profissionais de saúde, para a atuação. A coordenadora do curso de Enfermagem da unidade, Cleciene dos Anjos Musquim, explica que os acadêmicos participarão da ação, dando apoio nas atividades, ou seja, o trabalho será desempenhado desde a organização da campanha na unidade, o acolhimento e triagem da população-alvo para a vacinação, ao registro e aferição da documentação exigida.

Já os estagiários do curso de enfermagem, do 9° e 10° semestres, atuarão sob orientações dos professores, na administração das vacinas da Covid-19, nos registros das cadernetas de vacinação nas orientações sobre as condutas em casos de eventos adversos pós-vacinação e sobre a data do retorno para receber a segunda dose. “O nosso objetivo é desenvolver a formação dos acadêmicos na prática, ao mesmo tempo em que promovemos a responsabilidade social e o atendimento à comunidade”, diz.

A diretora da instituição, Ana Paula Lucena, ressalta que é importante a Unic ceder o espaço, por entender que atuação deve ser feita em prol da saúde da população, principalmente em um momento tão delicado. Afirma ainda que a parceria com o órgão de saúde é importante para atender a demanda da cidade.

“Usualmente, nós proporcionamos a oportunidade para que os discentes apliquem o conhecimento técnico-científico durante as atividades, que são essenciais para a vida profissional do acadêmico, e é ainda mais importante quando a atividade é feita em ações de responsabilidade social”, pontua.

UNIC

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta